segunda-feira, 30 de maio de 2011

CCAPBrasil: juntos vamos dar uma rasteira nas drogas!

Grupos de Capoeira do estado do Ceará juntamente com o  Centro Cultural da Arte Popular e Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Social - CCAPBrasil,  irão realizar projeto denominado “Sou craque na Capoeira e nas drogas dou rasteira”. O objetivo é debater com autoridades, sociedade, entidades ligadas e pessoas preocupadas com a propagação das drogas na nossa capital, buscando uma forma de combate, usando neste caso, a Capoeira como meio de inclusão social. Estão envolvidos neste projeto cerca de 15 (quinze) Grupos de Capoeira da Capital e do Interior do Estado.

Em todo o Brasil, mais especialmente em nosso Estado, as drogas têm proliferado de maneira assustadora, levando muitos dos nossos jovens ao seu consumo e a morte; porem a Capoeira como instrumento disciplinador vem ocupando espaço de destaque nesse contexto e oferecendo contribuições significativas através de seus educadores.

A Capoeira é sem sobra de duvidas na atualidade uma das maiores ferramenta de inclusão social no combate as drogas no nosso País, se não vejamos: como produto da cultura popular e esporte, podem e devem contribuir para reverter esse quadro e favorecer a aproximação das pessoas, valorizando-as pelo que são, em essência, e não pelas suas condições sociais e materiais. Contribui também para a construção de espaços democráticos, onde todos tenham direitos e oportunidades iguais; para a compreensão das relações entre passado, presente e futuro; sobretudo, para despertar a consciência política e a capacidade de afirmação da cidadania e dos direitos humanos fundamentais.

SMC em 2009 - Passeata no calçadão da Praia de Iracema

Foto: Gerson do Valle
Professores, Contra Mestres e Mestres em Capoeira são líderes e formadores de opinião e podem contribuir positivamente para despertar uma sociedade mais consciente, tolerante e fraterna. O processo de transformação já começou e deve continuar, promovendo mais políticas publicas para fomentar projetos de inclusão nas áreas afins, justiça e fraternidade entre os homens e entre as nações.

Seja nosso parceiro e colaborador, una-se na construção deste projeto e juntos vamos dar uma rasteira nas drogas.

Maiores informações: Mestre Gerson do Valle – Cel. 085. 9954-8989 / 8754-2803 e 8107-6104 

domingo, 29 de maio de 2011

Semace ministra oficina de papel reciclado em Madalena

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), promoveu nos dias 26 e 27 de outubro de 2010, no distrito de São José da Macaoca, no município de Madalena, oficinas de papel reciclado para o público que participou do Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental, realizado no período de 5 a 8 do mesmo mês.

Essas atividades são em razão de pedidos do Centro Cultural de Arte Popular e Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Social (CCAPBRASIL). O público-alvo é formado por moradores da comunidade, funcionários da Secretaria de Educação Municipal e membros de associações de pequenos agricultores. Ficaram responsáveis por ministrar as oficinas o técnicos da Codam, Sérgio Mota e Cleidiana Leite. 

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554 

Grupo visita o Parque do Cocó

Grupo de São José da Macaoca
Um grupo do distrito de São José da Macaoca, no município de Madalena, fez uma visita ao Parque do Cocó, unidade de conservação gerenciada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em Fortaleza.

Os visitantes já haviam participado no mês de outubro do Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental e de oficinas de reciclagem ministrados pela Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) da autarquia, no município de Madalena.

As 20 pessoas que participaram da atividade puderam conhecer um pouco mais da fauna e flora local. Na ocasião, monitoras do Parque do Cocó acompanharam o grupo, que também contou com a presença da técnica da Codam, Eulália Aragão. Todas essas ações foram juntamente à Semace pelo Centro Cultural de Arte Popular e Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Social (CCAP Brasil).

Fhilipe Augusto

Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554

Semace faz visita técnica a caverna em Madalena e Itatira

Célia Maria Leite presidente do CCAPBrasil, vem articulando ha varias decadas com autoridades das esferas, municipal, estadual e federal com apoio da SEMACE, o sonho foi realizado.


Confira na Materia:


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou uma visita técnica à caverna conhecida como Casa de Pedra, localizada num assentamento rural entre os municípios de Madalena e Itatira. A visita foi solicitada pelo Centro Cultural de Arte Popular e Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Social (CCAPBrasil), que pretende tornar a caverna um atrativo ecoturístico para a região. O gestor ambiental e geógrafo Felipe Monteiro esteve no local nos últimos dias 13 e 14 de abril, para orientar o processo de licenciamento para a exploração turística da caverna.

Felipe Monteiro confere medidas na Casa de Pedra
A “Casa de Pedra” fica numa área de reserva legal dentro do assentamento de Umarizeiras, entre Itatira e Madalena, no Sertão Central. Segundo Felipe, a caverna forma labirintos internos e tem grande potencial ecoturístico. “É um lugar de muita beleza e acesso não muito difícil”, explica. A primeira visita foi de reconhecimento. Para obter o licenciamento para a exploração turística, são necessários estudos ambientais específicos, entre eles o levantamento topográfico e o mapeamento do patrimônio espeleológico e biológico.

A população já conhece e frequenta o local, mas o uso incorreto vem causando a degradação do patrimônio. “Por falta de educação ambiental, as pessoas vêm degradando o lugar com lixo e pichações”, aponta o gestor. Toda caverna é patrimônio da União, mas, segundo o geógrafo, a “Casa de Pedra” não está incluída nos registros oficiais feitos pelo Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav-ICMBio).

Saiba mais

A Semace participou do II Curso de Espeleologia e Licenciamento Ambiental, promovido pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio/MMA) em Minas Gerais, em agosto de 2010. Os gestores ambientais da autarquia, Felipe Monteiro e Fernanda Lima, estavam entre os profissionais de instituições do Sisnama capacitados com base na legislação de proteção do patrimônio espeleológico, além de outros conhecimentos específicos da área. O objetivo do curso foi capacitar os profissionais para a análise dos processos de licenciamento ambiental que interfiram em cavidades naturais subterrâneas, de acordo com o Decreto Nº 99.556/90; a Resolução CONAMA Nº 347/2004; e a Portaria Ibama nº 887 de 15/06/1990. Após o curso, a Semace já realizou visitas de campo em cavernas de Tejuçuoca e Madalena.

Roberta Felix

Assessoria de Comunicação