domingo, 30 de outubro de 2011


NA CASA DE PEDRA

Foto: Valquimar de Oliveira-Universitário-História


LEMBRE-SE DE QUE... NADA... NADA PODE SE LEVAR,

NÃO SER SAUDADES... 


NADA SE MATA, A NÃO SER O TEMPO...


NADA NÃO SE DEIXA, A NÃO SER PEGADAS...


PRESERVE A NATUREZA!

CCAPBrasil

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PARABÉNS A TODOS OS ADOLESCENTES!!!

20 de outubro - Dia dos Adolescentes - Juventude e Adolescência não tem idade
SALVE!


            A adolescência chega e muitas vezes com ela as primeiras experiências sexuais. Nem todo mundo sabe, mas o despertar da sexualidade nada tem a ver com a genitalidade, normalmente acentuada nesta fase da vida. Quando o ser humano nasce, já começa a desenvolver sua própria sexualidade. Entretanto, em uma sociedade que erotizou o sexo, incentivando sua prática a qualquer custo, as pessoas perderam o referencial. Muitas acreditam que os únicos riscos do sexo são físicos, como uma gravidez indesejada ou a contaminação pelo vírus HIV. Os especialistas, no entanto, alertam que viver plenamente as experiências sexuais pode trazer outros problemas: traumas que, sem tratamento adequado, serão carregados por toda vida".A sexualidade será sempre a associação da própria genitalidade, do carinho, do afeto, do amor e, principalmente, da comunicação. Nem sempre, sua manifestação se dará entre amantes. "De maneira alguma, a sexualidade quer dizer apenas a relação sexual, a penetração ou a simples preocupação com os genitais. Ela é algo mais amplo, que passa a existir com o nascimento do indivíduo. Sexualidade significa vida".


                                             Adolescente da agenda 21 - CCAPBrasil

Vamos ver agora o que o especialista Dr. Leonardo Goodson, ginecologista com especialidade em Sexualidade Humana nos diz sobre essa fase na tão bela e de descoberta da vida.O médico explica que as características dessa sexualidade são variadas conforme a idade. Nas crianças com idades entre zero e 18 meses, começa o processo de aprendizagem da identidade homem/mulher e dos papéis sexuais. "Neste período, a criança passa a lidar com a representação cultural do que é ser homem ou mulher. É nessa fase que o bebê começa a experimentar o próprio corpo e a ter as primeiras experiências sexuais, ganhando intimidade e confiança principalmente com a própria mãe", explica o ginecologista.

A apreciação e o exame dos próprios genitais ocorre entre os 18 meses e os três anos de idade. Depois disto, até os quatro anos, a criança tem sua própria explicação sobre a origem dos bebês, sendo capaz de assimilar atitudes sexuais - negativas ou positivas - do meio onde vive. Entre cinco e seis anos, a criança apresenta idéias fantásticas de como os bebês são gerados. É neste período, que o outro começa a ser incluído nos jogos sexuais. "A partir dos sete anos, apesar do interesse em assuntos sexuais, a criança fica retraída com os contatos mais íntimos. Mesmo assim, mantém brincadeiras sexuais com crianças do mesmo sexo", lembra o médico.


A sociedade erotizada chama a atenção para os riscos físicos do sexo, esquecendo-se de outro ponto que é tão importante quanto a saúde do corpo: a mente sadia. Atualmente, a mídia tem sido o meio mais feroz de incentivo à vida sexual. No entanto, este incentivo tem uma proporção infinitamente mais voltada para o lado negativo. "Na televisão, por exemplo, são muitas horas voltadas para o desrespeito ao próximo, para o incentivo de receber mais do que dar; e poucos minutos de orientação sexual adequada, principalmente para os adolescentes. É preciso lembrar que sexo é bom, quando é bom para os dois", opina o ginecologista. Um dos exemplos de erotização diz respeito à forma como a sociedade encara a virgindade. O médico explica que ser virgem não significa de maneira alguma estar fora do mundo atual, mas estar em um momento de reflexão. "A pessoa virgem ainda não se sente preparada para enfrentar a relação sexual com a maturidade que ela merece. E isto independe da idade", orienta.

Como as pessoas desconhecem este verdadeiro sentido da virgindade, torna-se antiquado ser virgem. Atualmente, muitos adolescentes preferem dizer diante da turma que já tiveram a primeira relação sexual, para não ser massacrados diante de comentários e piadas dos colegas.

                                                                          "A vida do homem divide-se em cinco períodos: infância, adolescência, mocidade, virilidade e velhice. No primeiro período o homem ama a mulher como mãe; no segundo, como irmã; no terceiro, como amante; no quarto, como esposa; no quinto, como filha."
Pierre Proudhon

O CCAPBRASIL DESEJA A TODOS UM FELIZ DIA DO ADOLESCENTE,VAMOS SER REBELDES PARA TRANSFORMAS O NOSSO PAÍS EM UMA NAÇÃO BEM MELHOR !!!!!!

                                                                                            Walquimar Oliveira
                                                                                 CCAPBrasil/Universitário de História

domingo, 9 de outubro de 2011

I Romaria da PAZ - São José de Macaoca distrito de Madalena (Sertão Central do Ceará)



I Romaria da PAZ - São José de Macaoca distrito de Madalena (Sertão Central do Ceará) O CCAPBrasil realizou no dia 04 de setembro de 2011 uma Romaria com a participação dos familiares das crianças atendidas pela Instituição e da comunidade educacional. Com isso, as famílias e comunidade em geral presentes as ações desenvolvidas em prol de filhos (as), há uma integração nos eventos contribuindo para uma sociedade solidária e participativa. 

O Projeto Aprender Brincando: Educar Crianças para não Punir Adultos do CCAPBrasil tem um leque objetivos tais como o desenvolvimento educacional, cultural, social e religioso. Criança feliz inserida no presente vivido cada etapa da infância com respeito, amor e dignidade, será um adulto saudável, incluído no futuro, conhecedor dos seus direitos e deveres.  Na I Romaria da PAZ, as crianças vestiram camisetas brancas com a divulgação do Projeto Adote Árvore, e as famílias, os coordenadores e os convidados tinham em suas camisetas escrita na parte da frente "Romaria da PAZ" e nas costas a logomarca do CCAPBrasil.  

O lazer religioso com a finalidade de estimular as crianças e jovens adolescentes a ter fé em Deus aos santos de devoção. A fé fortalece a vida, dar segurança, esperança, que as vitórias e conquistas estão em caminhar respeitando os ensinamentos de Jesus Cristo. Alguns adultos foram agradecer graças alcançadas por intercessão de São Francisco das Chagas.


romaria, e a II Romaria da PAZ ficou marcada para o primeiro domingo de setembro de 2012. O passeio ecológico - visita ao zoológico O zoológico administrado pelo Convento dos Franciscanos bem cuidado com suas árvores frutíferas e nativas, com seus trocos e capas grandes denuncia muitas décadas ali plantadas dando um clima ameno e de bem estar. As jaulas adaptadas as necessidade para a espécie de cada animal, era motivo registro fotográficos, de conhecimentos, de descobertas.

Para as crianças e alguns adultos a visita ao zoológico foi uma oportunidade de conhecer os animais dos quais não existem em nossa fauna, entre muitos animais visitados, destacamos o leão, a onça, as cobras, a anta, macacos de várias espécies, pássaros variados, por exemplo o tucano e a Arara Azul. A jaula do urso fica localizada abaixo de uma grande sombra e para completar o conforto um ventilador sempre ligado. Os jabutis e jacaré dividem um lago harmoniosamente.


Hino CF 2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta - Campanha da Fraternidade  Compositor: Fr. José Moacyr Cadenassi, OFMCap  Tom: C  Am A/C# Dm7 G G/B  Olha meu povo, este planeta terra, das criaturas todas, a mais  C Bº G#° Am Am/G F#m11+  Linda! Eu a plasmei com todo amor materno, pra ser um berço de  Ebº E4 E  Aconchego e vida.  ( F# G G# A B C ) Dm7 G/B C  Nossa mãe terra, Senhor, geme de dor noite e dia. Será de  Bº G#° Am Am/G F#m11+ Bº E4 E  parto essa dor? Ou simplesmente agonia?!  Dm7 Bº Am A/G  Vai depender só de nós!  Bº E Am  Vai depender só de nós!  1. Aquecimento global: elevação da temperatura média da Terra. Antes da era industrial a temperatura média era de 14,5ºC e hoje é de aproximadamente 15,0ºC.  2. A terra é mãe, é criatura viva, também respira, se alimenta e sofre.  É de respeito que ela mais precisa! Sem teu cuidado ela agoniza e morre.  3. Vê nesta terra, os teus irmãos. São tantos... Que a fome mata e a miséria humilha.  Eu sonho ver um mundo mais humano. Sem tanto lucro e muito mais partilha!  4. Olha as florestas: pulmão verde e forte! Sente esse ar que te entreguei tão puro...  Agora, gases disseminam morte, o aquecimento queima o teu futuro.  5. Contempla os rios que agonizam tristes, não te incomoda poluir assim?!  Vê tanta espécie já não mais existe! Por mais cuidado implora esse jardim!  6. A humanidade anseia nova terra. De dores geme toda a criação.  Transforma em Páscoa as dores dessa espera, quero essa terra em plena gestação. 

Programação em duas ações: Religiosa - visita a estátua de São Francisco próxima a BR/020 bairro Alto do Moinho;  - às 10:00h assistir missa, após o termino o frei João Amilton dos Santos nos convidou para subir no altar para nos parabenizar pelo tema da romaria a PAZ. Depois de sermos fotografados pelos presentes, seguidos para visita fonte d’água em homenagem a Nossa Senhora.  A presidente do CCAPBrasil Célia Maria Leite recebeu uma Comenda por serviços prestados ao Santuário de São Francisco das Chagas e pela coordenação e realização da I Romaria da Paz de São José da Macaoca. A administração do Santuário registrou nos anais nossa


Retornamos para nossas casas com muitas historias para contar, Deus no coração e uma alegria contagiante.


Ressaltamos a Campanha da Fraternidade 2011 que é um convite à reflexão sobre a necessidade de transformar os problemas provocados por anos de uso inadequado dos recursos naturais e poluição, em esperança para um novo recomeço com mais humanidade e sustentabilidade. Confira o texto de Roberto Malvezzi (Gogó) sobre o assunto.

APOIO:
Dep. Federal MAURO BENEVIDES





A Terra geme em dores de parto.