quinta-feira, 31 de maio de 2012

AÇAO ADOTE UMA ÁRVORE - PLANTA MUDA DE PAPIRO

O CCAPBrasil trouxe uma muda de PAPIRO da Fazenda Suassuna e para surpresa de todos se adaptou na Vila de São José de Macaoca (Sertão Central do Ceará).

Papiro (pelo latim papyrus do grego antigo πάπυρος) é, originalmente, uma planta perene da família das ciperáceas cujo nome científico e Cyperus papyrus, por extensão é também o meio físico usado para a escrita (percursor do papel) durante a Antigüidade (sobretudo no Antigo Egipto, civilizações do Oriente Médio, como os hebreus e babilônios, e todo o mundo greco-romano).

O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.

Foi por volta de 2200 anos antes de Cristo que os egípcios desenvolveram a técnica do papiro, um dos mais velhos antepassados do papel. Para confeccionar o papiro, corta-se o miolo esbranquiçado e poroso do talo em finas lâminas. Depois de secas, estas lâminas são mergulhadas em água com vinagre para ali permanecerem por seis dias, com propósito de eliminar o açúcar. 

Outra vez secas, as lâminas são ajeitadas em fileiras horizontais e verticais, sobrepostas umas às outras. A seqüência do processo exige que as lâminas sejam colocadas entre dois pedaços de tecido de algodão, por cima e por baixo, sendo então mantidas prensadas por seis dias. 

E é com o peso da prensa que as finas lâminas se misturam homogeneamente para formar o papel amarelado, pronto para ser usado. O papel pronto era, então, enrolado a uma vareta de madeira ou marfim para criar o rolo que seria usado na escrita.

Muito da História do Egito foi legado à posteridade graças aos rolos de papiro encontrados nos túmulos de nobres e de faraós.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Gerência Executiva do INSS em Boa Viagem-CE em parceria com o CCAPBrasil realizam o Curso Programa de Educação Previdenciária (PEP)




Educação Previdenciária

O CCAPBrasil em parceria com a Gerência Executiva do INSS Fortaleza e Agência do INSS de Boa Viagem, realizarão no período de  21 a 25 de maio (segunda a sexta), o Curso de Formação de Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias, pelo Programa de Educação Previdenciária - PEP,  gratuito,  com carga horária de 20 horas.

O Programa de Educação Previdenciária (PEP) é um programa do Governo Federal desenvolvido pelo INSS com a finalidade de prestar, aos participantes, informações sobre os benefícios da Previdência e esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres previdenciários ampliando a cobertura previdenciária por meio da inclusão e permanência dos trabalhadores brasileiros nos regimes de previdência. 

Além de desenvolver ações de informação e conscientização sobre direitos e deveres previdenciários, o Programa vai ao encontro da sociedade e a prepara para usufruir, com tranquilidade e segurança, de tudo aquilo que a previdência pública, enquanto sistema de proteção social pode oferecer.

Os facilitadores do curso serão o Dr Emanoel Braz, gerente da  Agência do INSS em Boa Viagem-CE e a Dra. Suzana Crispim do núcleo do PEP da Gerência Executiva Fortaleza-CE. 

A Comunidade da Vila de São José de Macaoca, conquistou mais um curso informativo e educativo  capacitou 34 pessoas para serem  Disseminadores em Educação Previdenciária. Durante o Curso o CCAPBrasil recebeu visita da Presidente do Assentamento  e do Regilson Dias Presidente do Assentamento de Umarizeiras juntamente com a família e aproveitaram para assistirem as explicações dos instrutores do Ministério da Previdência Social.

Hospital Regional do Sertão Central - Inauguração entre as CE-166 e CE-265 (Madalena-Quixeramobim)

Obras do Hospital Regional do Sertão Central começam nesta 
quarta-feira 09 de maio de 2012











Edmilson Junior, Célia Maria e Cid Gomes


Na noite desta terça-feira (08), o Governo do Estado deu mais uma passo para tornar o Ceará referência nacional na assistência a saúde pública. O governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço para início das obras do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central (HRSC), com sede em Quixeramobim. O HRSC é a terceira unidade de saúde construída no Interior pelo Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesa). O Governo Estadual já inaugurou o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte e deve inaugurar em julho deste ano o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. “Estamos trabalhando para deixar o Estado com a maior e melhor rede de saúde do Brasil. Essa ordem de serviço foi assinada para que a obras comecem imediatamente, e em 16 meses vamos voltar a Quixeramobim para inaugurar o maior hospital de todo o Sertão Central”, destacou Cid Gomes.

Com investimento previsto de R$ 67,6 milhões em obras, a nova unidade de saúde contará com 252 leitos beneficiando mais de 612 mil habitantes. Destes, 15 leitos serão destinados para a emergência infantil, 30 leitos para a emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, oito no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. Ao todo, será atendida a população de Quixeramobim e mais 19 municípios (Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá). “Com esse hospital Quixeramobim vai ser a cidade sede de saúde do Sertão Central”, ressaltou o Governador.



Além dos leitos de urgência e emergência, o HRSC contará com 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos. Como destacou o secretário da Saúde, Arruda Bastos, o equipamento também vai garantir a assistência com mais qualidade a saúde da mulher, já que contará com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher. “Isso vai garantir um redução na mortalidade infantil dessa macrorregião e que as mulheres sejam atendidas com mais qualidade”, garantiu o secretário.


Segundo a Secretaria da Saúde, o novo Hospital terá área construída de 19.505 metros quadrados. O HRSC terá perfil terciário - fará atendimento a casos de alta complexidade daquela macrorregião de saúde. Somados a esse equipamento, o Governo do Estado está construindo Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e Unidades de Pronto Atendimento – 24 horas (UPAs) regionais em Tauá, Quixadá e Canindé, que beneficiam diretamente essa Região. “Foi também determinação do Governador que todas a cidades que compõe essa região sejam atendidas pelo SAMU 192, antes mesmo da inauguração do novo hospital. Esse serviço é responsável pelo atendimento pré-hospitalar”, anunciou Arruda Bastos.


O prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, agradeceu aos investimento que o município vem recebendo durante a gestão de Cid Gomes, e comparou a instalação do Hospital com grandes obras inauguradas no município. “Esse é momento histórico, daqui a 40 anos vamos ver o grande benefício que esse equipamento fará por nossa cidade e toda Região. Assim foi quando construíram  o Açude Cedro, a Barragem em Quixeramobim e rede ferroviária do município e a chegada do Polo Calçadista. Nesse ato, em nome da população, agradeço a seriedade e os feitos deste Governo”, destacou o Prefeito. 

Estrada Quixeramobim-Madalena

Cid Gomes aproveitou a ocasião para anunciar a inauguração de um antigo pleito da população do Sertão Central, a estrada que liga os municípios de Quixeramobim a Madalena. O trecho que fica entre as CE-166 e CE-265, foi entregue a população nesta quinta-feira (08) com a presença do vice-governador Domingos Filho e do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. Segundo Cid Gomes, essa nova estrada dá sequência a projeto de de interligar todas os municípios cearenses.

Com 53,8 quilômetros de rodovia, a estrada recebeu serviços preliminares como terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalizações horizontal e vertical, construção de obras d'arte correntes e especiais, urbanização e revestimento em tratamento superficial duplo e conservação. Nessa obra o Governo do Estado investiu o montante de R$ 29.409.677,44, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Com obras como essa o o Ceará se aproxima. Estrada é algo favorável não só para segurança na trafegabilidade e no escoamento da produção, mas também à educação e à saúde”, exemplificou Cid Gomes.

Período de Estiagem

Ainda na solenidade em Quixeramobim, o Governador anunciou investimentos que o Governo do Estado, em parceria com o Governado Federal, está fazendo para amenizar os efeitos da estiagem no Ceará. As chuvas esse ano já está reduzida em mais da metade se comparada ao ano de 2011 (57%) e por isso estão sendo adotadas medidas que beneficiam diretamente os pequenos e médios produtores rurais. Entre as ações, o Governador destacou a liberação do Garantia Safra e o Bolsa Estiagem. Segundo o Governador, também serão construídas 1.500 sistemas de abastecimento de água. “Nenhuma cidade cearense ficará sem ser atendida por um ponto de água, seja um sistema de abastecimento ou cisterna”, destacou Cid.

Prestigiaram a solenidade o vice-Governador, Domingos Filho, os secretários estaduais Mauro Filho (Fazenda), Adail Fontenele (Infraestrutura), o superintendente do Departamento de Arquitetura e Edificações (DAE), Quintino Vieira, e o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta; os deputados Cirilo Pimenta e Lula Morais; o ex-deputado Rômulo Fortes, prefeitos e autoridades da Região.

09.05.2012
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)







Equipe que fez o Cerimonial em Quixeramobim














Dep. Estadual MAURO FILHO e 
CÉLIA MARIA.












CCAPBrasil levou o Livro ATA com a finalidade de colher assinatura dos presentes.


                               

Sabendo que somos seres históricos e que agimos para construir dessa história, faz-se necessário registrar os fatos para as gerações seguintes possam conhecer a verdade do acontecimentos.





E na data de 08 de maio de 2012 o Sertão Central do Ceará entra na história com a inauguração da CE  -  166 que contou com a presença do governador com as demais autoridades deste estado Cid Gomes e várias autoridades. A CE - 166 liga Quixeramobim (município mãe) a Madalena.



Nesta mesma noite foi assinada a ordem de serviço para o inicio das obras do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central. E como sempre nossa Presidente CCAPBrasil Célia Maria Leite  abrilhantou a noite em  Quixeramobim-CE








Walquimar de Oliveira

Os convidados foram recepcionados em pela Quixeramobim  MISS










O CCAPBrasil  valoriza os jovens de São  José de Macaoca inserindo-os nos  eventos que é convidado. 
As lindas Nascimento, Beatriz e Célia Maria.






Célia Maria, Dep. Federal Leorne Belém, Margareth Leite e Vereadora Liduina Leite.














IGREJA DE SANTO ANTÔNIO  QUIXERAMOBIM ( SERTÃO CENTRAL  DO CEARÁ)

terça-feira, 1 de maio de 2012

29 de ABRIL de 2012 - I Encontro Religioso na Casa de Pedra


AÇÃO ENTRONIZAÇÃO DA IMAGEM DE SÃO MIGUEL ARCANJO 
E   PRESERVAÇÃO AMBIENTAL 


I Encontro Religioso para início da Construção da Capela São Miguel Arcanjo e limitação da área de preservação da Casa de Pedra onde encontramos uma vasta espécie de fauna e flora em extinção. O Encontro foi organizado pelas as Profª. Jovina Oliveira - Presidente - Associação dos Moradores do São José dos Guerras, Regilson Dias - Associação dos Moradores do Assentamento Umarizeiras e Célia Maria Leite - Presidente  do CCAPBrasil. 


A Ação contou com participação de Antonio Inácio dos Santos (Secretário de Educação e Cultura/Itatira-CE,  Paulo César  Rocha Carneiro (Assessor Jurídico/Madalena-CE, e de diversos segmentos da Sociedade do Sertão Central do Ceará em especial de pessoas envolvidas com o desenvolvimento econômico da região, turismo sustentável, religioso e em preservação do sistema ecológico.


Em todas as ações  que o CCAPBrasil é convidado ou é parceiro  as crianças e adolescentes do Projeto Educar Crianças para não Punir Adultos são levadas acompanhadas pelos os familiares. O objetivo é a integração, a oportunidade de aproximação, de conhecer as as ações que filhos ou parentes estão envolvidos, lazer de qualidade para toda Comunidade.

Os nossos antepassados em outros tempos quando as dificuldades eram maiores, era costume enterrar os anjinhos (termo usado para os recém-nascidos que morrem sem ser batizados) e também alguns adultos pela dificuldade de transporte o local escolhido foi enfrente ao Complexo das Cavernas. Neste o mesmo espaço havia uma caieira em plena atividade de exploração de cal. Até acontecer uma fatalidade um jovem trabalhador caiu na caieira e foi consumido pelas chamas. Os irmãos João, Socorro e a Profª. Jovina conhecem a  lenda da Casa de Pedra, o nome das árvores envolta do complexo das cavernas. Também a história mais emocionante  do  menino  Miguel que para ajudar no sustento da família trocou a escola pela caeira e morreu queimado nas chamas local  onde trabalhava -  na entrada do complexo da Casa de Pedra.                          
         
A partir do triste acontecimento a Comunidade local vem trabalhando para  erguer uma Capela  SÃO MIGUEL  ARCANJO em homenagem ao jovem o qual  o nome era Miguel  e no local do "cemitério" será um espaço ecumênico e de meditação. 

Paulo Cesar e Eliseu Silva