sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Culinária do Derivado do Caju – Alimentação de Qualidade


Culinária do Derivado do Caju – Alimentação de Qualidade

Agosto-2010


Aula Culinária dos Derivados do CAJU/almoço 

Publico Alvo: Mães das crianças 



Programa Educar Crianças para não Punir Adultos do CCAPBrasil
O caju contém cerca de 156 mg a 387 mg de vitamina C, 14,70 mg de cálcio, 32,55 mg de fósforo e 0,575 mg de ferro por 100 ml de suco.







O objetivo maior desse curso é introduzir na culinária a fibra do  pedúnculo de CAJU transformada em carne básica, matéria prima principal na produção de pratos saborosos, altamente nutritivos e de baixo custo, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida das famílias brasileiras.






CARNE BÁSICA DE CAJU



10 cajus,
 2 cebolas médias picadas;
1 pimentão picado sem a pele e sem sementes;
2 tomates picados sem peles e sem sementes; 











2 colheres (sopa) de molho inglês,
3 colheres (sopa) de óleo.
A gosto;sal, colorífico, pimenta do reino, cheiro-verde 











MODO DE PREPERAR - Elimine as extremidades dos cajus e corte-os em fatias, passando rapidamente por processador de alimentados somente para quebrar a fibra. Transfira para uma peneira e esprema muito bem até obter uma fibra enxuta (aproveite o suco para outras receitas). Leve ao fogo uma frigideira anti-aderente, aqueça o óleo e frite a fibra do caju por mais ou menos 15 minutos. Gradativamente vá acrescentando os outros ingredientes, mexendo sempre até que todos os temperos estejam bem unificados. Esse processo varia de 30 a 40 minutos. 






STROGONOFF DE CAJU
1 kg de caju cortado em tiras;
4 colheres (sopa) de manteiga;
Sal, pimenta-do-reino e vinagre a gosto;
2 cebolas médias picadinhas,
½ xícara (chá) de conhaque;
3 tomates picados grande sem peles e sem sementes;
1 colher (sopa) de mostarda;
2 colheres (sopa) catchup;
1 lata de creme de leite;
 1 vidro de cogumelos.


MODO DE FAZER - Corte os cajus em tirinhas finas e tempere com sal, pimenta-do-reino e vinagre. Deixe tomar gosto por, no mínimo, quatro horas. Derreta três colheres (sopa) de manteiga numa frigideira grande e vá fritando a carne de caju, aos poucos, em fogo alto, sem deixar juntar suco. Retire a carne da frigideira, junte mais uma colher (sopa) de manteiga, frite a cebola.  Volte a carne para a frigideira juntamente com a cebola. Despeje o conhaque, deixe aquecer e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie. Deixe flambar até acabar a chama. Junte os cogumelos, tampe a frigideira e continue cozinhando por alguns minutos. Acrescente os tomates, a mostarda e o catchup, mexa bem e torne a tampar a panela, deixando cozinhar por mais cinco minutos.  No momento de servir, junte o creme de leite misture bem e retire do fogo antes de ferver. Sirva com arroz branco e batata palha.


 
  BOBÓ DE CAJU
10 cajus cortados em tirinhas;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
1 colher (sopa) de manteiga;
 1 cebola grande cortada em cubos;
2 tomates sem peles cortados em cubos;
1 pimentão cortado em cubos;
2 dentes de alho amassados;
 2 tabletes de caldo de camarão;
1 colher (chá) de colorífero;
2 xícaras (chá) de leite de coco;
500g de macaxeira cozida e sem a fibra central; 
2 ½  copos de leite de vaca;
A gosto sal, azeito de dendê e molho de pimenta vermelha.



MODO DE PREPARAR - No liquidificador, bata a macaxeira em pedacinho juntamente com o leite de gado. Reserve. Em uma frigideira larga derreta a manteiga e frite ligeiramente as tirinhas de caju previamente temperadas com sal e alho amassado. Em outra panela, refogue no azeite o restante do alho e a  cebola cortada em cubos, Após alguns minutos, acrescente o pimentão e o tomate, deixando refogar até que os temperos se desfaçam. Adicione o colorífico, o caldo de camarão e uma xícara (chá) de água quente. Deixe ferver. Junte agora o caju, a macaxeira batida e o leite de coco, mexendo continuamente e deixando cozinhar até obter um creme de boa consistência. Retifique o tempero se precisar, acrescente o molho de pimenta e o azeite de dendê, transfira para o prato de serviço e sirva bem quente com arroz branco. 

SALPICÃO DE CAJU


400g fibra de caju temperada;
 ½ kg de cenouras cortadas em cubos e cozidas al’dente;
350g de batatas cortadas em cubos e cozidas na água e sal al’dente;
 250g de vagens cortadas na diagonal e levemente  aferventadas;
1 xícara (chá) de passas sem caroços de molhadas;
250g de palmitos picados;
3 maçãs verdes cortadas em cubos e borrifadas com suco de limão (para não ficar escura);

 2 colheres (sopa) de salsinha picada;
½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas;
 2 colheres (sopa) maionese;
1 colher (sopa) de creme de leite;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
½  pacote de bacon frito e esmigalhado para polvilhar;
 250g de batatas palha para finalizar o prato.

MODO DE PREPARAR - Em uma saladeira grande combine os nove primeiros ingredientes. À parte, misture a maionese, o creme de leite e o azeite. Despeje sobre o salpicão envolvendo tudo muito bem. Coloque o sal se precisar, transfira para um prato de serviço e leve à geladeira por mais ou menos duas horas.  Antes de servir, polvilhe com o bacon esmigalhado, contorne com as batatas palha e decore com flores de tomates.



Guerreira dos Pomares do Caju Célia Maria

            O caju é realmente fruto de suma importância para nosso solo brasileiro, numa visão artística é como escultura para ser apreciado tanto na sua forma anatômica como e sua essência de sabor. Esta fruta rica em vitamina C e inspiradora de muitas cantorias realmente precisava de um braço forte de Maria para novamente ser erguido neste vasto pomar chamado Brasil.
            É sem dúvida, você Célia Maria a guerreira a lutar por esta causa do paladar! Resgatando do Cajueiro sua historia levando a cultura alimentando a mente e o corpo com este projeto que embala a brisa nas folhas do cajueiro, mostrando ao mundo a força da mulher nordestina sua perseverança em entender a terra árida, sem nunca esmorecer nas páginas da desesperança.
           Lendo seu projeto eu Gessy de Souza Ramos, fiquei fascinada com sua verdade explicita ao expor este movimento cultural do Cajueiro, onde plantar uma árvore frutífera passa ser registro de época. 
           Achei interessante ressaltar as cantigas de rodas, as rendeiras que tecem ao pé do cajueiro suas tramas do rendado da mulher nordestina, ensinando suas crianças com as canções preservando a historia que somente o canto da velha senhora rendeira não deixa adormecer nos antigos engenhos da vida.
            Este teu projeto é uma cartilha ilustrada da vida que pulsa! Movimenta a arte reaviva as lendas do caju na sensibilidade do Braille seguira o mundo, levando a historia das artistas nordestinas a todos os solos rompendo fronteiras. 
            Registrando o artesanato, mundo que inspira artistas a pintarem cajus em variadas formas, seja no pano de prato na caixa de jóia ou na tela a óleo.
             O projeto é lindo é o próprio caju criando vida nas palavras, aromatizando nossa gente, espalhando a fragrância do solo nordestino. Você esta de Parabéns Maria Célia!
            Precisamos de mulheres como você, pensadoras educadoras nesta caminhada pela arte do existir. Compondo linha a linha a força deste vasto campo chamado Brasil.
            Célia Maria que os pomares do nosso País sejam sempre lembrados com seu pioneirismo de frutificar esta terra de solo fértil, levando para as mesas o caju em forma de suco, fruta ou doce, abrigando o alimento em solo nacional. Célia seu próprio nome representa á transformação: Célia ou Alice imortalizada nos pomares da consciência, você carrega a força de duas mulheres em seu nome, acompanhado de Maria exemplo vida.  Que seu projeto leve para o Brasil e o mundo a cultura e a inclusão social.   
             Somente artistas ousam entender a alma, minha profunda admiração por seu trabalho. Dizem que os anjos sempre estão fazendo encontros para vida seguir caminhos Lúcia foi este anjo ao nos apresentar. Que este teu legado em fortalecer a esperança das mulheres nordestinas te defina nesta tua luta como,  Célia Maria a Guerreira dos Pomares do Caju.
             Sempre que a brisa da determinação  tocar as folhas dos pomares de Caju, taças de barro ou cristal preenchida de cajuína brindem a força da mulher nordestina.     Que Célias Marias, brotem nestes pomares do existir fazendo do solo árido o tapete verde da esperança frutificando em cada árvore de caju a historia da mulher nordestina em arte e perseverança.                                        
                                    Gessy de Souza Ramos                                        
        Artista plástica

  

                                       A MULHER NORDESTINA


Tão frágil e sonhadora
Tão forte e  iluminada
Segue romaria
Quer ver Maria
Quer sonhar
Quer tecer a vida
Tem braços fortes
Enfrenta a vida
Enfrenta a morte
Nunca desiste de sua sorte
Ainda sonha o sonho de menina
Na pureza das romarias baila, baila
Quer agradar Virgem Maria

Gessy de Souza Ramos
Artista plástica

 


CAJU

Nos pomares da vida
Caju preenche a terra
Cajuina é vinho
Cajueiro conta historia
De mulheres nordestinas
Que sempre serão meninas 

Meryluz de Mahssur
Artista plástica

As árvores plantadas no período chuvoso (Festa Anual da Árvore, foi instituída pelo Presidente CASTELO BRANCO, por meio do Decreto-Lei nº. 55.795, de 24 de fevereiro de 1965), terão aproximadamente quatro meses para sua sustentação e adaptação no solo, já que o clima no Ceará estará mais fértil e ameno. 
                                                                                   





 Célia Maria Leite - Presidente do CCAPBrasil