Ação Educação para a Convivencia com o Semiárido
O I Encontro Educação para a Convivência com o Semi Árido, aconteceu no dia 16 de Dezembro de 2011 ás 08:30h no salão paroquial de Macaoca. Estiveram presentes Estudantes, Vereadores, Lideranças, Secretários, Servidores Públicos das três esferas. Contamos com a colaboração do DR. IRAGUASSU TEIXEIRA FILHO, Gerente da Gerência Superior Secretaria Executiva do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM.
O Instrutor SERGIO MOTA, da CONPAM, exibiu documentário do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental, tendo como público alvo os jovens da Vila de São José de Macaoca e adjacência, em parceria com o CCAPBrasil.
Foto: Dr. Carlos Flaubert com o Certificado
Amigo da Árvore
Houve ainda uma Palestra de conscientização, proferida pelo o Engenheiro Agronomo Carlos Flaubert Patrício de Almeida com informações amplas em slides demonstrando a situação das nossas regioes e de outras.
A fim de obter o selo da Unicef/2012, ações serão desenvolvidas em quatro etapas, entre elas, a Ação Educativa a ser realizada pela a EEF Vicente Patrício de Almeida, com o tema “Educação para o Semiárido”. Além de outras ações como: Conservação e Recuperação das Matas Ciliares e Limpeza da Margem do Rio Cacimbinha. A fim de obter o selo da Unicef/2012, ações serão desenvolvidas em quatro etapas, entre elas, a Ação Educativa a ser realizada pela a EEF Vicente Patrício de Almeida, com o tema Educacao para a Convivencia com o Semiárido. Além de outras ações como: Conservação e Recuperação das Matas Ciliares e Limpeza da Margem do Rio Cacimbinha.
A limpeza do Rio será iniciada em suas margens, que está localizada na Vila de São José de Macaoca.
O CCAPBrasil participa das Ação Educação para o Semiárido da EEF Vicente Patrício de Almeida, como articulador, e apóia as equipes da Agenda 21 nas quais foram criadas durante o Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental-CONPAM/CE.
O
tema da CF 2011 é "Fraternidade e a Vida no Planeta", com o lema
"A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22). Desde 1964, a
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe anualmente algum tema de relevância para auxiliar a
caminhada dos católicos durante os quarenta dias que separam a Quarta-feira de
Cinzas da Páscoa – denominado "Quaresma" no calendário litúrgico.
A Campanha da Fraternidade de 2011
escolheu como lema: «A criação geme como em dores de parto». As palavras são da
Carta aos Romanos, cujo texto completo é muito rico e abrangente: «A criação
alimenta a esperança de ser, ela também, liberta da escravidão da corrupção,
para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. Até agora, toda a
criação geme e sofre dores de parto» (Rm 8,20-22).
A natureza reflete o que anda no coração humano: se
ela está degradada, é porque o coração se degradou.