AÇÃO ENTRONIZAÇÃO DA IMAGEM DE SÃO MIGUEL ARCANJO
E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
A Ação contou com
participação de Antonio Inácio dos Santos (Secretário de Educação e
Cultura/Itatira-CE, Paulo César Rocha Carneiro (Assessor
Jurídico/Madalena-CE, e de diversos segmentos da Sociedade do Sertão Central do
Ceará em especial de pessoas envolvidas com o desenvolvimento econômico da
região, turismo sustentável, religioso e em preservação do sistema ecológico.
Em todas as ações que o CCAPBrasil é convidado ou é parceiro as crianças e adolescentes do Projeto Educar Crianças para não Punir Adultos são levadas acompanhadas pelos os familiares. O objetivo é a integração, a oportunidade de aproximação, de conhecer as as ações que filhos ou parentes estão envolvidos, lazer de qualidade para toda Comunidade.
Os nossos antepassados em outros tempos quando as dificuldades eram maiores, era costume enterrar os anjinhos (termo usado para os recém-nascidos que morrem sem ser batizados) e também alguns adultos pela dificuldade de transporte o local escolhido foi enfrente ao Complexo das Cavernas. Neste o mesmo espaço havia uma caieira em plena atividade de exploração de cal. Até acontecer uma fatalidade um jovem trabalhador caiu na caieira e foi consumido pelas chamas. Os irmãos João, Socorro e a Profª. Jovina conhecem a lenda da Casa de Pedra, o nome das árvores envolta do complexo das cavernas. Também a história mais emocionante do menino Miguel que para ajudar no sustento da família trocou a escola pela caeira e morreu queimado nas chamas local onde trabalhava - na entrada do complexo da Casa de Pedra.
A partir do triste acontecimento a Comunidade local vem trabalhando para erguer uma Capela SÃO MIGUEL ARCANJO em homenagem ao jovem o qual o nome era Miguel e no local do "cemitério" será um espaço ecumênico e de meditação.
Achei muito legal a visita na Casa de Pedra, porque foram os meus amigos e minha irmã para participar do início da construção da Capela SÃO MIGUEL ARCANJO.
ResponderExcluirO CCAPBrasil em cada ação desenvolvida na Casa de Pedra vem despertando novos parceiros em defesa deste complexo de cavernas. Além do turismo ecológico, demos início ao religioso.
ResponderExcluirNós que formamos a família CCAPBrasil estamos de parabéns por incentivar, as comunidades próximas a Casa de Pedra, o sentimento de preservação ambiental, turismo sustentável e religioso.
ResponderExcluirParabéns! CCAPBrasil pelo envolvimento das Associação dos Moradores do São José dos Guerras, Associação dos Moradores do Assentamento Umarizeiras, das autoridades, Antonio Inácio dos Santos (Secretário de Educação e Cultura - Itatira-CE), Paulo Cesar Rocha Carneiro (Assessor Jurídico - Madalena-CE) - DEFESA DA CASA DE PEDRA.
ResponderExcluirÉ muito importante pra educação das crianças e das comunidades relacionadas a essa ação, promover o conhecimento sobre as belezas da nossa região. Ao mesmo tempo em que aprendemos sobre a história da Casa de Pedra, descobrimos a beleza natural desse lugar e todo a religiosidade envolvida. É um lugar cheio de aprendizado.
ResponderExcluirMuito lindo o trabalho que vc faz....
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCélia vc sempre atuante e envolvida no progresso de seu município!!1
ResponderExcluirbjs...saudades!!!!
Parabéns amiga
Parabéns!!!
ResponderExcluirabraços
Parabëns Dra. Célia Maria Leite, sempre trabalhando em prol das Comunidade.
ResponderExcluirDiário do Nordeste - 03/06/2012
Caverna em Madalena é atração para visitantes, mas precisa de ações de conservação ambiental para toda a área
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1144411
Parabésns...
ResponderExcluirDra. Célia Maria Leite , você é uma pessoa iluminada e merece ter o seu trabalho reconhecido sempre.
Um abraço, Isabel Saraiva.
Parabéns, querida Célia, pelo lindo trabalho.
ResponderExcluirDra. Célia é com esse entusiasmo que despertas o ato de cidadania em nossas crianças. Espero que seu trabalho seja reconhecido.Parabéns.Terezinha
ResponderExcluir