terça-feira, 20 de março de 2012

NOVENAS DE SÃO JOSÉ e AÇÕES ECOLOGICAS


DEZ DIAS DE ORAÇÕES: NOVENAS DE SÃO JOSÉ E AÇÕES ECOLÓGICAS





A Cultural nordestina sem dúvida é uma das mais lindas do Brasil pela a diversidade de manifestações populares e quando trazemos esses manifestações para interior ganha uma nova visão da crenças arraigada na gratidão dos santos padroeiros. 


A Festas de Padroeiros sempre mistura o religioso como o social, pensando nisso o CCAPBrasil aproveitou oportunidade de durante as Festas do Padroeiro de São José de Macoca fazer uma ação ecológica que envolvesse as  seis equipes  de multiplicares em educação ambiental ( AGENDA 21 supervisionadas pelo CCAPBrasil CONPAM E SEMACE).


Esta ação foi dividido em três etapas - palestras com as técnicas do CONPAM 
- segundo dia limpeza do rio com voluntários e criança CCAPBrasil, EEF-Vicente Patrício de Almeida  e técnicas do CONPAM e a comunidade em geral. 


A ação foi finalizada com plantações de mudas de árvores frutíferas doadas pelo CONPAM nas proximidades das margens do Rio Cacimbinha na Vila de São José de Macaoca.

As tradicionais novenas de São José de Macaoca, a cada ano se superam. Neste ano de 2012 tivemos a colaboração de todos da comunidade e região, se mobilizaram para ajudar a arrecadar fundos para a reforma da Igreja de São José.
Foram nove noites de muita festa que se encerraram com a missa em homenagem ao padroeiro, São José.


Programação dos Festejos de São José – 2012


Dia 09/03 – às 19:00h Hasteamento da bandeira. Missa celebrada pelo Padre Edilberto. Animação Coral Filhos de Maria. Após momento de louvor na praça com o Grupo de Oração Fonte de Luz.

Dia 10/03 - às 19:00h 1ª Novena. Confissão para as crianças da 1ª Eucaristia.Comunidades  celebrantes: Machadinho e Lagoa do Mato.
Subtema: São José nos ensina que o cristo acolhe os pescadores.

Dia 11/03 - às 19:00h  2ª  Novena. Comunidade  celebrante: Cacimba Nova.                           
Subtema: São José reconstrói conosco o templo do Senhor.
Dia 12/03 - às 19:00h   3ª  Novena. Comunidades  celebrantes:  Agrovila  e Sabonete. Subtema: São José nos ensina acolher o que Jesus nos ensina.

Dia 13/03 -  às 19:00h  4ª  Novena. Comunidade celebrante: Várzea Grande, celebrante Expedito. Subtema: São José nos ensina o dom do perdão.

Dia 14/03-às 19:00h 5ª Novena. Comunidades celebrantes: Tigre e Vila Itú. Subtema: São José nos ensina a cumprir a lei de Deus.

Dia 15/03- às 19:00h 6ª Novena. Celebrante Irmãs Apostoladas da  Sagrada Família. Animação Coral Santa Cecília. Subtema: São  José nos ensina a estar com Cristo.
                  
Dia 16/03  -  às 19:00h - 7ª  Novena.  Comunidades  celebrantes:  União   e cacimbinha. Subtema: São José nos ensina a amar o próximo e amar a DEUS.

Dia 17/03 - às 19:00h - 8ª Novena. Missa  1ª  Eucaristia, celebrada pelo Pe.Jean .Animação coral anjos de Deus. Subtema:São José nos ensina o dom da humildade.

Dia 18/03-às 19:00h- 9ª Novena. Celebrante e Animação Comunidade de Cachoeira. Subtema São José Nos Ensina a Viver na Luz de DEUS.

Dia 19/03-às 17:00h- Procissão de São José  Após Missa de encerramento celebrada pelo Pe. Edilberto e Diác. Nilson, com arreamento da bandeira. Animação Coral Santa Terezinha de Madalena. A COMUNIDADE de São José de Macaoca hoje contou com mais de 800 famílias.

AS AÇÕES ECOLÓGICAS foram acrescentada durante  as novenas uma  Ação  Ecológica  com  parceria o CONPAN, SEMACE, CCAPBRASIL  com o objetivo desenvolver o Programa Convivência com o Semi Árido da EEF/Vicente Patrício de Almeida,  com a finalidade de preservar as matas ciliares e o município de Madalena (CEARÁ) participar do Selo UNICEF.

A programação consiste em três etapas: 17 de março, às 16h (sábado), - PALESTRA com técnicos do CONPAM.

18 de março, às 06h (domingo),  – LIMPEZA das margens do rio
cacimbinha, Vila de Macaoca.


Neste momento tão importante para o distrito de  São José de Macaoca    e      o    município    de     Madalena
gostaríamos de ter a honra de  contar 
com a presença de todos para juntos somamos força na preservação de nossas matas ciliares  e rios, além do senhor estarão presentes os técnicos da CONPAM e autoridades local.







19 de março, às 06h (segunda-feira), visita a nascente do rio cacimbinha. Serra do Teixeira.


Fazenda Saco - Família Cândido
Fazenda Castro ambas no município de Madalena-CE.








ADOTE UMA

ÁRVORE EM SEU
QUINTAL, NAS PRAÇAS,
...,





DECRETO Nº 55.795, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1965.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , usando das atribuições que lhe confere o Art. 87, item I da Constituição,
        DECRETA:
        Art 1º Fica instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado "Dia da Árvore" atualmente comemorado no dia 21 de setembro.
        Art 2º A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir ensinamentos sôbre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.
        Art 3º A Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de março nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia; e na semana com início no dia 21 de setembro, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
        Art 4º As comemorações ficarão a cargo dos Ministérios da Agricultura e da Educação e Cultura.
        Art 5º Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Florestal Federal.
        Art 6º Êste decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Brasília, 24 de fevereiro de 1965; 144º da Independência e 77º da República.
H. CASTELO BRANCO
Hugo de Almeida Leme
Flávio Lacerda
Este texto não substitui o publicado no D.O.U.   25.2.1965


Preservando o Meio Ambiente



CASA DE PEDRA - TURISMO ECOLÓGICO SUSTENTÁVEL

AÇÃO ADOTE UMA ÁRVORE

Foram incluídas visita a Casa de Pedra. As crianças plantam árvores frutíferas em sua volta.


A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econônica.
A Agenda 21 Brasileira é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira.  Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002.

Entrada da  Casa de Pedra
CCAPBrasil, CONPAM  E EEF-VICENTE PATRÍCIO
A Agenda 21 Local é o processo de
planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.

  • Agenda 21 Escolar,

  • Agenda 21 da Juventude,
  • Agenda 21 do Idoso,
  • Agenda 21 Comunitária,
  • Agenda 21 Empresarial e A³P,
  • Agenda 21 Regional,
  • Diagnóstico Sócio-Ambiental.









FONTE:
Ministério do Meio Ambiente - Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental).




8 comentários:

  1. PARABÉNS CCAPBrasil! POR TER DURANTE NOVENAS DE SÃO JOSÉ EM SÃO JOSÉ DE MACAOCA TER CONSEGUIDO INCLUIR TRÊS DIAS DE AÇÕES ECOLÓGICAS.

    ResponderExcluir
  2. Doutora Célia você é muito especial para todos nós. Você é uma mulher muito corajosa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!é muito lindo salvar o planeta!nosso lar!

    ResponderExcluir
  4. Sandra Pereira Garrido12 de abril de 2012 às 06:53

    PARQUE ECOLOGICO DO ITAPOA - COMEÇA A VIRAR REALIDADE
    Dra. Célia Maria Leite(CCAPBrasil) participa das Ações no Distrito Federal.
    Como é sensacional sentir que a força da união é realmente poderosa! Viva o Parque Ecologico do Itapoã! Viva a Natureza!
    Sonho que se sonha só é apenas sonho mas sonho que sonha junto é realidade! Parabéns a todos! O meio ambiente agradece!

    ResponderExcluir
  5. Maria Tereza Do Nascimento Oliveira13 de abril de 2012 às 18:03

    Neste momento estive na casa de Pedra tambem,isso é maravilhoso compartilhar esse passeio ecológico. Parabéns Dra. por ser uma amante da natureza.

    ResponderExcluir
  6. NEUMA MARIA DE LIMA - BRASILIA-DF.5 de maio de 2012 às 17:45

    CELINHA! MULHER GUERREIRA, FAZ TUDO POR AMOR AO PRÓXIMO.

    ResponderExcluir
  7. CCAPBrasil - credibilidade, recebe apoio nas ações ambientais de CONPAN, EMBRAPA, SEMACE.

    ResponderExcluir
  8. AS AÇÕES RELIGIOSA E ECOLÓGICA NOS 17, 18 E 19 DE ABRIL DE 2012 FORAM MARAVILHOSAS. EM ESPECIAL, AS VISITAS AS FAZENDAS AS MARGENS DO RIO CACIMBINHA.

    ResponderExcluir