quarta-feira, 27 de junho de 2012

PRIMEIRA MULHER ELEITA PELO VOTO LIVRE


XLV  NOITE   DOS   DESTAQUES DO ANO
2012


Dona Aldamira Fernandes (Prefeita de Quixeramobim-1958)  e
Célia Maria Leite (Presidente do CCAPBrasil).

• Porque o nome da comenda Aldamira Guedes Fernandes? Minha amiga-colaboradora Célia Maria Leite Presidente do CCAPBrasil, pesquisou, e, em 1958, no município de Quixeramobim Estado do Ceará, elegeu a primeira mulher no Brasil pelo voto livre para o cargo do Poder Executivo (Prefeita), não por falta de homens, e sim por eles reconhecerem que existia uma mulher, capaz de vencer o seu adversário.

Os    homenageados  na  Noite   dos  Destaques   são  indicados   por   vários
segmentos da Sociedade Cearense, através de uma comissão criteriosa, e, da coluna que subscrevo, como jornalista Flávio Torres do O Estado (Fortaleza-Ceará). Podemos citar as  Personalidades Cearenses que
 tiveram os seus nomes nos Troféus Destaques do Ano,   tais como: Luíza Távora, Jonas Carlos Silva, Tereza Gomes, Raimundo Luiz, Romeu Prado, Eridan Mendonça e outros.


Este Ano acontecerão eleições municipais  e,  para resgatar a História Política Brasileira, foi aclamado, por todos da Comissão, que o “XLIV Troféu Destaque do Ano” levará o nome da Senhora Aldamira Guedes Fernandes (89 anos de idade), a primeira mulher a assumir o Poder Executivo, no dia 12 de outubro de 1958, em Quixeramobim, município localizado no sertão central do Ceará, por meio do voto livre. Assumiu a prefeitura de 25 de março do ano seguinte. Ela foi de fato e de direito popular, a primeira mulher brasileira a se tornar prefeita através das urnas.


Foi eleita pelo Partido Social Democrático (PSD), anos mais tarde transformado no Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Com a Constituição de 1988, o partido recebia   mais  uma   letra,   surgindo   o   Partido  do   Movimento Democrático   Brasileiro  (PMDB).

O Troféu Aldamira Guedes Fernandes foi entregue durante a “XLV Noite dos Destaques do Ano” a Personalidades Cearenses que se destacaram em suas atividades em prol da sociedade em geral, em um jantar requintado com música ao vivo, que aconteceu no dia 13 de setembro no Teka`s Buffet.



Dona  Aldamira  e  Margarida Borges (Primeira Delegada  Polícia Civil do Brasil)

  

HISTÓRIA POLÍTICA DO BRASIL - PODER EXECUTIVO  E  LEGISLATIVO                               
Nós mulheres conquistamos o direito de votar no Brasil. O Decreto nº.  21.076, de 24 de fevereiro de 1932, instituiu o Código Eleitoral Brasileiro, e o artigo 2º disciplinava que era eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo. Faz somente 80 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais.  Mesmo assim, na época a conquista não foi completa. A legislação permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar. Essas restrições só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, a lei não tornava obrigatório o voto das mulheres. Apenas o masculino. As mulheres só passaram a ter a obrigatoriedade de votar em 1946.                                                                       

Em 1997, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral, por meio da lei 9.504. Em 2009 essa legislação seria reformada, obrigando os partidos a inscreverem, no mínimo, 30% de mulheres nas chapas proporcionais.





Dra. Carlota Pereira de Queiroz, primeira deputada federal do Brasil, eleita por São Paulo em 1933.    Sua projeção na política paulista surgiu durante a Revolução Constitucionalista de 1932.  Ela organizou um grupo de 700 mulheres e junto com a Cruz Vermelha deu assistência aos feridos nesta guerra civil.    Esse trabalho serviu de semente para uma vida pública, com deputada federal.



Do outro lado do globo, a Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a conceder o direito ao voto as mulheres no ano de 1893, as quais tinham direitos políticos no âmbito municipal desde 1886.Na América Latina, o primeiro país que concedeu o voto as mulheres foi o Equador em 1929.


O Rio Grande do Norte portanto foi primeiro 
Estado brasileiro a conceder o voto à mulher. As duas primeiras mulheres alistadas como eleitoras no Brasil foram  as professoras 
 Celina Vianna de Mossoró     














   e Júlia Barbosa de Natal, ambas do Rio Grande do Norte. 




Lages-Rio Grande do Norte - 1928




Também seria potiguar a primeira prefeita do Brasil, Luíza Alzira Teixeira Soriano, eleita no município de Lages, em 1928, aos 32 anos, disputou as eleições pelo Partido Republicano. Venceu o pleito com 60% dos votos. Tomou posse em 1º de janeiro de 1929, quando também se tornou a primeira mulher a assumir o cargo na América do Sul. Entretanto, como fora eleita pelas regras de decreto do governador do Estado, como previa a lei naquela época. Com a Revolução de 1930 perdeu o mandato por não concordar com as exigências do governo Getúlio Vargas.








Dona Aldamira Fernandes e Maria das Graças(sua filha - Princesa)







E o que valeu como eleita e que ficou no cargo 


foi Aldamira Guedes Fernandes, em Quixeramobim. Aos 12 de outubro de 1958 a 13ª junta apuradora da Justiça Eleitoral da comarca de Quixeramobim/CE declarava encerrada a apuração dos votos para o cargo majoritário no município sertanejo situado a 206km de Fortaleza. O extrato da ata geral anunciava Aldamira vencedora do pleito para o Poder Executivo local. Com maioria absoluta de votos, 59%, comemorava a conquista, sendo empossada no dia 25 de março do ano seguinte. No Brasil, pela primeira vez, uma mulher assumia o cargo por meio do voto.

Dona ALDAMIRA (centro) - Quixeramobim-1958




Princesa Isabel - Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon. A primeira mulher a exercer o mais alto posto de poder no Brasil carregava várias mulheres no nome. A Princesa Isabel, ficou conhecida como “redentora dos escravos”, mas acumulou outro título: o de primeira mulher a administrar o Brasil. Filha de dom Pedro II, esteve a frente do governo durante as viagens do pai ao exterior. Em maio de 1888, Isabel assinou a Lei Áurea acabando com a escravidão.







No ano 2010 o Brasil elegeu pelo voto Dilma Roussef como sua primeira presidente, e hoje as mulheres estão à frente de dez ministérios, entre eles a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, chefiada por Eleonora Menicucci, que tem status de ministra.

HISTÓRIA É CULTURA


FONTES:

24 comentários:

  1. CCAPBrasil - UM BLOG A SERVIÇO DA INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!

    ResponderExcluir
  2. QUIXERAMOBIM SEMPRE FEZ PARTE DA HISTÓRIA BRASILEIRA. ACOMPANHE AS MULHERES PIONEIRAS NA POLÍTICA DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. Mostra que a mulher também vem conquistando seu espaço na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CCAPBrasil - passear pela História Política Brasileira

      Excluir
  4. Muito bom o trabalho Histográfica da mulher no cenário politico no Brasil,vendo a temporalidade, ...Parabéns.Porém abro um questionamento sobre o titulo da História positivista atribuído a Princesa Isabel de ''Redentora'',pois como Grande autores com Gilberto Freyre em SOMBRADOS E MUCAMBOS ressalta que o homem Negro desde que chegou no Brasil de forma animal sob o domínio do homem branco começou a sua luta pela a liberdade,porém a Princesa Isabel vendo o cenário em que não podia se sustentar o sistema escravocrata assina a Lei Áurea como uma boa Jogada politica,pois vale lembrar que nesse período já havia muitos negros libertos,grande quilombos na luta contra a escravidão sem falamos,os artistas e famílias brancas que aderiram ao movimento abolicista...Então como vemos se não fosse a ''Redentora''Isabel seria outra(o),mas sem duvida para os grandes responsáveis pela a Lei que diz que o homem Africano seria um homem livre é o próprio homem Africano,mas será que essa liberdade realmente aconteceu?

    ResponderExcluir
  5. Profª. SANDRA GARRIDO28 de agosto de 2012 às 14:41

    Muito bom o trabalho Histográfica da mulher no cenário politico no Brasil,vendo a temporalidade, ...Parabéns.Porém abro um questionamento sobre o titulo da História positivista atribuído a Princesa Isabel de ''Redentora'',pois como Grande autores com Gilberto Freyre em SOMBRADOS E MUCAMBOS ressalta...

    ResponderExcluir
  6. que honra...esta e uma grande mulher devemos reverencia-la sempre...dona aldamira guedes fernades....nosso orgulho,aqui em quixeramobim, a mulher sempre teve valor e respeito...nossa admiração!!!!

    ResponderExcluir
  7. Maria Célia Gomes Freitas23 de setembro de 2012 às 18:48

    Amo D. Aldamira! Sempre nos recebeu com um carinho que sé ela sabe dar!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa foto, mamae!!! Vc como sempre linda e chiquérrima!!! Te amo.

    ResponderExcluir
  9. Francisca Ramos de Menezes23 de setembro de 2012 às 18:55

    Amiga, você merece todo carinho do mundo!

    ResponderExcluir
  10. Jorge C Lorenzo Lorenzo23 de setembro de 2012 às 18:59

    Parabéns, Célia você merece bjs.

    ResponderExcluir
  11. ANA - Recepção Fotográfica23 de setembro de 2012 às 19:06

    PRISCILA EVENTOS NA ORGANIZAÇÃO DE PRISCILA FEZ TODO CERIMONIAL NO TEKA'S BUFFET QUE ABRIU SUAS PORTAS PARA A ALTA SOCIEDADE CEARENSE EM UMA NOITE DE MUITO BRILHO,NA QUAL FORAM HOMENAGEADAS CELEBRIDADES DO NOSSO CEARÁ COM FLÁVIO TORRES."NOITE DOS DESTAQUES - BAILE DA SAFIRA 15 ANOS BY FLAVIO TORRES - Marilza Pessoa(Bom Bocado Bolos Finos)com o título da Vovó mais linda da sociedade se apresentando comigo ao som da banda Caribbean Kings.
    CÉLIA LEITE ENTREGA O TROFÉU A DONA ALDAMIRA FERNANDES. SHOW!

    ResponderExcluir
  12. Maria Tereza Do Nascimento Oliveira23 de setembro de 2012 às 19:09

    Pra ela eu tiro meu chapéu pelal força femenina e exemplo para todas as mulheres e pela contribuição do desenvolvimento de Quixeramobim. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. ótima informação. quanto ao evento foi divino!

    ResponderExcluir
  14. Dna Aldamira - que pessoinha bonita....fisionomia de quem está em paz c/ a vida....

    ResponderExcluir
  15. Minha madrinha querida...Quixeramobim ama sua eterna prefeita e eu tb.

    ResponderExcluir
  16. Homenagem bem merecida, Dna Adamira!!!

    ResponderExcluir
  17. Hélia Leite Cassemiro23 de setembro de 2012 às 19:37

    Maravilha, que mulheres mais lindas!!!!

    ResponderExcluir
  18. Hélia Leite Cassemiro23 de setembro de 2012 às 19:52

    Aldamira Fernandes, a primeira mulher eleita prefeita no Ceará. Quixeramobim, 12 de outubro de 1958, foi eleita a primeira mulher pelo voto direto. Parabéns pelo significativo prêmio para povo quixeramobiense!!! Parabéns a minha irmã Celia Maria Leite, por prestigiar evento tão relevante para todas nós. Beijão!!!

    ResponderExcluir
  19. Hélia Leite Cassemiro23 de setembro de 2012 às 19:54

    Eita quixemobienses elegantes!!!! Parabéns pela honrosa homenagem.

    ResponderExcluir
  20. Jor. Flávio Torres (O Estado)23 de setembro de 2012 às 20:28

    • Porque o nome da comenda Aldamira Guedes Fernandes? Minha amiga-colaboradora Célia Leite, pesquisou, e, em 1958, no município de Quixeramobim, os filiados do Partido Social Democrático, hoje PMDB, indicam para concorrer ao cargo do Poder Executivo uma mulher, não por falta de homens, e sim por eles reconhecerem que existia uma mulher, capaz de vencer o seu adversário.
    • Este ano, a comissão do nosso evento, este jornalista resgata a História Política Brasileira, em Aldamira, para ilustrar a nossa comenda, a primeira mulher a assumir o Poder Executivo no Brasil, no dia 12 de outubro de 1958, em Quixeramobim, no sertão central. Ela assumiu a Prefeitura no dia 25 de março do ano seguinte. Dona Aldemira estará presente a nossa festa.

    ResponderExcluir
  21. Um exemplo para o Brasil

    ResponderExcluir