segunda-feira, 24 de outubro de 2016

HISTÓRIA RELIGIÃO - MADALENA-CEARÁ-BRASIL

HISTÓRIA MEMÓRIA POPULAR DO MUNICÍPIO DE MADALENA-CEARÁ-BRASIL! 
NARRADA PELOS ARTISTAS

PLÁSTICOS 
PROF. PEDRO PAULO,  FARNEY DE CASTRO



Uma História religiosa que enriquece o município de Madalena-CE
 Em 1877, Madalena, vivenciou um período de grande seca, que assolou parte da região nordestina.    Muitas famílias migraram para os grandes centros, tentando escapar da fome e sede; foi um período de muita estiagem no município cearense.




Muitos dos que partiram a procura de oportunidades, não passaram da periferia, e foram acometidos por doenças grave, vindo a óbito, e por lá foram enterrados em covas rasa, os que sobreviveram, perderam-se no destino, nunca mais encontraram o caminho de volta para a sua terra natal.  









A espera por um milagre, uma maioria dos que tinham esperança por chuvas, mas, não havia condições para deixar o seu torrão, não resistiram ao período de seca, e padeceram, em muitos casos, sem sobreviventes.  
  


 Nesta localidade, sertão central do Ceará, foi encontrado o corpo de um homem, próximo às margens da BR-020, em suas vestes havia dinheiro e documento. Fato que ficou na memória e na história dos madalenenses, foi apenas o nome do morto: “Leonel Cacheiro”.   Supõe-se que ele tenha morrido de sede e fome, já que o mesmo optou por não imigrar, ou melhor, a espera de chuvas, o mesmo, ficou, porém não resistiu.    No local do achado, foi erguido em baixo de um frondoso Juazeiro, seu túmulo, determinado pela a proprietária da Fazenda, com o intuito de servir a população, como ponto de orações. Onde até hoje é registrada uma expressivas visitação por peregrinos, que vão agradecer as muitas graças alcançadas.  Em breve:  planos para a construção de um capela para melhor acolhimento dos visitantes.


 

     






FOTO -1 
Profa. Teresinha
Profa. Margareth
e Layse Oliveira

FOTO - 2
Artista Plástico Farney     e seu Vicente de Castro









AS PEGADAS DE MARIA 



Há poucos metros da entrada do corredor que leva ao túmulo do
finado Leonel,  passamos por um  misterioso lajeiros onde encontramos gravado as pegadas de Maria


















O nosso município de Madalena é privilegiado em uma ampla diversidade a ser valorizado, tais como, turismo ecológico, religioso, esportivo e outros a serem catalogados.

8 comentários:

  1. Parabéns Cunhada Célia Leite...honrando nome família,pelo bem população Madalenense....Sucesso Deus a proteja...Mulher aguerrida...bjs de luz

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cunhada Célia Leite...honrando nome família,pelo bem população Madalenense....Sucesso Deus a proteja...Mulher aguerrida...bjs de luz

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria tia! Temos que valorizar a nossa história, nossa fé. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ada querida, vou revisar o texto, pois. Publiquei sem reler,

      Excluir
  4. Querida cunhada Liduina, sempre atenta aos fatos da nossa região

    ResponderExcluir
  5. O texto criou vida, depois que passou no crivo do Jornalista Mestre Gerson do Valle.

    ResponderExcluir
  6. É sempre uma honra poder inclusive, aprender com a Senhora Dra Célia, sobre a história de Madalena, são caso de grande importância pra preservação de nossa identidade, e aqui já destaco a Casa de Pedra. Parabéns!!!

    ResponderExcluir