quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CCAPBrasil comemora 18 anos da Ação Adote uma Árvore.


Em parceria com a comunidade estudantil e autoridades do Município Madalena (Sertão Central do Ceará), foi comemorado no dia 30 de Agosto (terça feira), no distrito de São José da Macaoca, os 18 anos da Ação “Adote uma Árvore”.


Dr. Rafael com as crianças
 O evento é promovido pelo Centro Cultural da Arte Popular e de Apoio ao Desenvolvimento Educacional e Social – CCAPBrasil, que tem em sua Presidência Dra. Célia Maria Leite. Este ano foram homenageados as seguintes autoridades: Sra. Etinha Lobo – ex-prefeita de Madalena e atual Secretaria de Cultura, Raimundo Roberto Ribeiro, o Raimundinho, Carlos Flaubert Patrício de Almeida, Erivando Rodrigues Vieira os quais são parceiros desde 2003: e o Sr. Wilson de Pinho-Prefeito de Madalena. O Dr. Rafael de Paula Pessoa Morais que é Promotor de Justiça em Madalena, foi agraciado com certificado “O Amigo da Árvore”. 

Comunidade Estudantil e Autoridades Presentes
Em seguida foram plantadas na Praça da Igreja de São José da Macaoca, pelo o Sr.Wilson de Pinho duas palmeiras imperial, o Dr. Rafael de Paula Pessoa Morais  juntamente com  as crianças, plantou uma camarón, (planta nativa do México). Já Demetrio Liberato Silveira Aguiar e Paula Cesar Rocha Carneiro plantaram uma espatódea (planta nativa da África).

O Projeto “Adote uma árvore frutífera no seu Quintal, nas Praças, nas Escolas e Vias Publicas”; tem como finalidade melhorar a qualidade de vida da população, assim como: promover a consciência ambiental através de divulgação, alertar para a importância do reflorestamento com as mais variadas árvores, a recuperação e conservação do meio ambiente.
                   
As árvores plantadas no período chuvoso (Festa Anual da Árvore, foi instituída pelo Presidente CASTELO BRANCO, por meio do Decreto-Lei nº. 55.795, em 24 de fevereiro de 1965), as quais terão aproximadamente quatro meses para sua sustentação e adaptação no solo, já que o clima no Ceará estará mais fértil e ameno, porém com os devidos cuidados podemos plantar árvores em qualquer época do ano.
                 

Programação:
* Abertura do evento com o Hino Nacional cantado pela a universitária de História Isabelle Oliveira.
* Leitura “do texto base da campanha da fraternidade 2011: ‘‘A terra sofre em dores de parto”, lida pela a voluntária Patrícia do CCAPBrasil.

* Poesia declamada por Sabrina Ribeiro e as crianças do Projeto Arte e Movimento, em homenagem a Célia Maria Leite Presidente do CCAPBrasil,  idealizadora do Projeto Adote uma Árvore .

Momento de confraternização

* Apresentação do Projeto “Educar Criança para não Punir Adulto”, do  Grupo Caco de Telha - Arte e Movimento, homenageando o povo do campo nas musicas de Luiz Gonzaga. Pelo coordenador e coreógrafo Walquimar de Oliveira.
* O evento foi encerrado na sede do CCAPBrail com uma merenda a base de lasanha de berinjela e jerimum, bife  de feijão, Bolo de casca de banana, bolo de feijão e  pão de cenoura.

A farta e deliciosa culinária teve as mãos de fadas das voluntarias: Claudia, Iranice e Patrícia todas do CCAPBrasil. 

 Dra.Célia Maria Leite – 85- 9119-8211 e 85 9609-4680
                   

24 comentários:

  1. este dia nos mostrou q vale a perna investir em sonhos,q vale a perna investir em nossas crianças,mas investir de verdade...que estas plantas q foram plantadas nesse seja o simbolo de produzir bons frutos.Mas 1 vez o CCAPBRASIL estar de parabéns por esse evento.

    ResponderExcluir
  2. adorei dança espero que continue dançado agradeço a vc walquimar e a doutora célia>>>>sou do projeto arte e movimento

    ResponderExcluir
  3. muito bom...adoro quando o CCAPBRASIL oferece cursos pra população,realmente é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Comemoramos 18 anos da ação adote uma Árvore no seu Quintal, nas Praças, nas Vias Públicas, nas Escolas, ..., podemos dizer 18 anos oficial, por que os sertanejos desde dos primeiros passos já começam a plantar. A Comunidade de São José de Macaoca (Sertão Central do Ceará, está de parabéns, pois em breve terá uma cidade com mais flores e a fauna de volta e acorda com a passarada.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Valquimar você tem toda razão, ainda podemos mudar o mundo, e são pequenas ações como essa, que podem transformar essa realidade, são as pequenas ações de paz das crianças que motivam e ajudam, e cabe a nós nos conscientizar e ensinar esse pequenos heróis que o mundo ainda tem salvação basta cada um fazer sua parte... Parabéns ao CCAP e a todos que ajudam essa causa!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a todos, não somente as pessoas que coordenam este belo trabalho mas a todo o povo que paricipam. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. o ccap,o projeto adote uma avore foi a melhor coisa q ja teve no nosso municipio Obrigado a todos

    ResponderExcluir
  9. é assim que comessamos a mudar o mundo para um viver melhor assim que um novo viver nasci um novo mundo nasci. Teófilo

    ResponderExcluir
  10. Cada árvore que se planta, nasce uma nova vida de esperança.

    Ronaldo Dantas

    ResponderExcluir
  11. adoro participar do projeto educar crianças para ñ punir adulto,amei participar da dança em homenagem a ação adote uma arvore...obrigado ccapbrasil

    ResponderExcluir
  12. Participar dos projetos do CCAP Brasil é muito bom alem de ajudar no seu desenvolivemento integro e social vc está crescendo em comunidade com outras pessoas
    Adote uma arvore no seu quintal vc sozinho ñ pode mudar o mundo,mas vai fazer uma grande diferença.É nessas pequenas ações q vemos a diferença e vemos também q ainda existe gente capaz para ajudar na mudança do mundo!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de parabeniza -lho pelo o bom trabalho desenvolvido, sendo que ele vem contribuindo de forma bastante agradevel, como tambem parabenizo os principais objetivos " Educar Crianças para não punir adultos" e "Adote uma arvore".

    Erinaldo - Prefeitura Municipal de Madalena - CE

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS CCAPBrasil, minhas queridas professoras Ilana, Sabrina, o professor e coreógrafo Walquimar, as comidas tipicas feitas pelas voluntarias Claudia, Iranice e Patricia. Gostei muito das comidas tipicas de Macaoca servidas no dia que o Dr. Rafael de Paula (Promotor de Justiça) veio nos visitar e plantar uma palmeira na praça da capela de São José de Macaoca. Todas as comemorações que a Dra. Célia Maria Leite nos proporciona são maravilhosas. assina Gleiciany

    ResponderExcluir
  15. meus queridas(os) nós q fazemos o ccapbrasil estamos muito felizes com todos os comentários e agradecemos pelo o carinho para com o nosso trabalho,esperamos que quando puderem venham nos visitar em macaoca,pois estamos sempre prontos acolher...um grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Lembrando a todos(as)que acompanham os trabalhos do CCAPBrasil,dia 06 de setembro de 2011,vamos estar em Madalena nas comemorações do 7 de setembro com as crianças q participam de nossos projetos como:Reforços escolares,dança,computação ...etc,o desfile ou marcha será pela manhã pela as ruas de Madalena.

    ResponderExcluir
  17. O SUCESSO DA COZINHA ALTERNATIVA DO CCAPBRASIL É A COLABORAÇÃO DAS VOLUNTÁRIAS

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelos 18 anos da ação adote uma árvore !

    ResponderExcluir
  19. Nao sei por qual motivo amo tanto esse interior macaoca sofro tamto por istar longe dai acreditem e verdade verdadeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Raissa que a felicidade vá ao seu encontro. Sao José de Macaoca lhe espera.

      Excluir
  20. BOLO DE CASCA DE BANANA
    Ingredientes:
    6 cascas de banana
    3 ovos
    3 colheres (sopa) de margarina
    3 xícaras (chá) de açúcar
    3 xícaras (chá) de farinha de rosca
    1 colher (sopa) de fermento em pó
    Modo de preparo
    Lave BEM e descasque as bananas (antes de cortar), Separe as cascas para fazer a massa.
    Bata as claras em neve e reserve na geladeira.
    Bata no liquidificador: ovos inteiros, a margarina, o açúcar e as cascas
    de banana. Despeje esta mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca e fermento em pó. Mexer bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuaçao ...
      Bata as claras em neve e acrescente, delicadamente, à mistura. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido em fogo médio, por aproximadamente 40 minutos.

      Cobertura:
      ½ xícara (chá) de açúcar
      1 xícara (chá) de água
      4 unidades de banana
      ½ unidade de limão

      Para fazer a cobertura derreta o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.

      Dica: A banana é indicada pela sua riqueza em vitaminas do complexo B, potássio e magnésio, que são importantes para o bom desempenho muscular.

      Excluir
  21. Bolo de feijão preto - SABOR DE CHOCOLATE

    Ingredientes:
    1 xícara (chá) de grãos de feijão cru;
    rende: 2 xícaras (chá) de feijão cozido sem tempero e sem caldo
    1/2 xícara (chá) óleo
    1 xícara (chá) de farinha de trigo
    1 xícara (chá) de farinha de rosca
    2 xícara (chá) de açúcar
    4 ovos
    1 colher (sopa) fermento em pó

    Modo de Preparo:
    Coloque no liquidificador os ovos, o óleo e o feijão, nesta ordem para que misture bem. Bater até ficar homogêneo. Coloque a mistura em uma tigela e misture os demais ingredientes com uma colher e por último o fermento. Untar uma forma retangular e despejar a mistura. Levar ao forno por mais ou menos 30 minutos, ou até que o palito saia seco.

    SE DESEJAR - Cobertura:
    5 colheres (sopa) de leite
    3 colheres (sopa) açúcar
    1 colher (sopa) de margarina
    Leve ao fogo e deixe ferver até engrossar e
    Despejar sobre o bolo.

    ResponderExcluir