quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PARABÉNS A TODOS OS ADOLESCENTES!!!

20 de outubro - Dia dos Adolescentes - Juventude e Adolescência não tem idade
SALVE!


            A adolescência chega e muitas vezes com ela as primeiras experiências sexuais. Nem todo mundo sabe, mas o despertar da sexualidade nada tem a ver com a genitalidade, normalmente acentuada nesta fase da vida. Quando o ser humano nasce, já começa a desenvolver sua própria sexualidade. Entretanto, em uma sociedade que erotizou o sexo, incentivando sua prática a qualquer custo, as pessoas perderam o referencial. Muitas acreditam que os únicos riscos do sexo são físicos, como uma gravidez indesejada ou a contaminação pelo vírus HIV. Os especialistas, no entanto, alertam que viver plenamente as experiências sexuais pode trazer outros problemas: traumas que, sem tratamento adequado, serão carregados por toda vida".A sexualidade será sempre a associação da própria genitalidade, do carinho, do afeto, do amor e, principalmente, da comunicação. Nem sempre, sua manifestação se dará entre amantes. "De maneira alguma, a sexualidade quer dizer apenas a relação sexual, a penetração ou a simples preocupação com os genitais. Ela é algo mais amplo, que passa a existir com o nascimento do indivíduo. Sexualidade significa vida".


                                             Adolescente da agenda 21 - CCAPBrasil

Vamos ver agora o que o especialista Dr. Leonardo Goodson, ginecologista com especialidade em Sexualidade Humana nos diz sobre essa fase na tão bela e de descoberta da vida.O médico explica que as características dessa sexualidade são variadas conforme a idade. Nas crianças com idades entre zero e 18 meses, começa o processo de aprendizagem da identidade homem/mulher e dos papéis sexuais. "Neste período, a criança passa a lidar com a representação cultural do que é ser homem ou mulher. É nessa fase que o bebê começa a experimentar o próprio corpo e a ter as primeiras experiências sexuais, ganhando intimidade e confiança principalmente com a própria mãe", explica o ginecologista.

A apreciação e o exame dos próprios genitais ocorre entre os 18 meses e os três anos de idade. Depois disto, até os quatro anos, a criança tem sua própria explicação sobre a origem dos bebês, sendo capaz de assimilar atitudes sexuais - negativas ou positivas - do meio onde vive. Entre cinco e seis anos, a criança apresenta idéias fantásticas de como os bebês são gerados. É neste período, que o outro começa a ser incluído nos jogos sexuais. "A partir dos sete anos, apesar do interesse em assuntos sexuais, a criança fica retraída com os contatos mais íntimos. Mesmo assim, mantém brincadeiras sexuais com crianças do mesmo sexo", lembra o médico.


A sociedade erotizada chama a atenção para os riscos físicos do sexo, esquecendo-se de outro ponto que é tão importante quanto a saúde do corpo: a mente sadia. Atualmente, a mídia tem sido o meio mais feroz de incentivo à vida sexual. No entanto, este incentivo tem uma proporção infinitamente mais voltada para o lado negativo. "Na televisão, por exemplo, são muitas horas voltadas para o desrespeito ao próximo, para o incentivo de receber mais do que dar; e poucos minutos de orientação sexual adequada, principalmente para os adolescentes. É preciso lembrar que sexo é bom, quando é bom para os dois", opina o ginecologista. Um dos exemplos de erotização diz respeito à forma como a sociedade encara a virgindade. O médico explica que ser virgem não significa de maneira alguma estar fora do mundo atual, mas estar em um momento de reflexão. "A pessoa virgem ainda não se sente preparada para enfrentar a relação sexual com a maturidade que ela merece. E isto independe da idade", orienta.

Como as pessoas desconhecem este verdadeiro sentido da virgindade, torna-se antiquado ser virgem. Atualmente, muitos adolescentes preferem dizer diante da turma que já tiveram a primeira relação sexual, para não ser massacrados diante de comentários e piadas dos colegas.

                                                                          "A vida do homem divide-se em cinco períodos: infância, adolescência, mocidade, virilidade e velhice. No primeiro período o homem ama a mulher como mãe; no segundo, como irmã; no terceiro, como amante; no quarto, como esposa; no quinto, como filha."
Pierre Proudhon

O CCAPBRASIL DESEJA A TODOS UM FELIZ DIA DO ADOLESCENTE,VAMOS SER REBELDES PARA TRANSFORMAS O NOSSO PAÍS EM UMA NAÇÃO BEM MELHOR !!!!!!

                                                                                            Walquimar Oliveira
                                                                                 CCAPBrasil/Universitário de História

11 comentários:

  1. muito bom adoro pessoas que faz a diferenca o brasil presisa de pessoas asiim com atitude .feliz dia do adolecente.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI A MATÉRIA.E ME ORGULHO DE FAZER PARTE DA AGENDA 21,ASSIM COMO MUITOS OUTROS JOVENS QUERO FAZER A DIFERENÇA E SALVAR O NOSSO MEIO AMBIENTE!POR ISSO CONVIDO TODOS OS ADOLESCENTES A NOS AJUDAR NESSA LUTA!
    feliz dia do adolescente...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Walquimar Oliveira-coordenador voluntário do CCAPBrasil, o assunto abordado tema atual como isto nossa Instituição faz a diferença - Célia Maria Leite -Presidente-CCAPBrasil

    ResponderExcluir
  4. obrigado a todos pelos os comentários...q Deus abençoei a todos!!!abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. obrigado a todos q estão deixando seus comentários continuem a ajudar a divulgar nosso blog.

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS! PELO O PENSAMENTO
    - O CCAPBRASIL DESEJA A TODOS UM FELIZ DIA DO ADOLESCENTE,VAMOS SER REBELDES PARA TRANSFORMAS O NOSSO PAÍS EM UMA NAÇÃO BEM MELHOR !!!!!!
    Walquimar Oliveira - Coordenador dos Voluntários do CCAPBrasil/Universitário de História

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS! PELO O PENSAMENTO
    - O CCAPBRASIL DESEJA A TODOS UM FELIZ DIA DO ADOLESCENTE,VAMOS SER REBELDES PARA TRANSFORMAS O NOSSO PAÍS EM UMA NAÇÃO BEM MELHOR !!!!!!
    Walquimar Oliveira - Coordenador dos Voluntários do CCAPBrasil/Universitário de História

    ResponderExcluir
  8. Isso sim nos dá força para acreditar num mundo com um futuro bom !

    ResponderExcluir