domingo, 9 de outubro de 2011

I Romaria da PAZ - São José de Macaoca distrito de Madalena (Sertão Central do Ceará)



I Romaria da PAZ - São José de Macaoca distrito de Madalena (Sertão Central do Ceará) O CCAPBrasil realizou no dia 04 de setembro de 2011 uma Romaria com a participação dos familiares das crianças atendidas pela Instituição e da comunidade educacional. Com isso, as famílias e comunidade em geral presentes as ações desenvolvidas em prol de filhos (as), há uma integração nos eventos contribuindo para uma sociedade solidária e participativa. 

O Projeto Aprender Brincando: Educar Crianças para não Punir Adultos do CCAPBrasil tem um leque objetivos tais como o desenvolvimento educacional, cultural, social e religioso. Criança feliz inserida no presente vivido cada etapa da infância com respeito, amor e dignidade, será um adulto saudável, incluído no futuro, conhecedor dos seus direitos e deveres.  Na I Romaria da PAZ, as crianças vestiram camisetas brancas com a divulgação do Projeto Adote Árvore, e as famílias, os coordenadores e os convidados tinham em suas camisetas escrita na parte da frente "Romaria da PAZ" e nas costas a logomarca do CCAPBrasil.  

O lazer religioso com a finalidade de estimular as crianças e jovens adolescentes a ter fé em Deus aos santos de devoção. A fé fortalece a vida, dar segurança, esperança, que as vitórias e conquistas estão em caminhar respeitando os ensinamentos de Jesus Cristo. Alguns adultos foram agradecer graças alcançadas por intercessão de São Francisco das Chagas.


romaria, e a II Romaria da PAZ ficou marcada para o primeiro domingo de setembro de 2012. O passeio ecológico - visita ao zoológico O zoológico administrado pelo Convento dos Franciscanos bem cuidado com suas árvores frutíferas e nativas, com seus trocos e capas grandes denuncia muitas décadas ali plantadas dando um clima ameno e de bem estar. As jaulas adaptadas as necessidade para a espécie de cada animal, era motivo registro fotográficos, de conhecimentos, de descobertas.

Para as crianças e alguns adultos a visita ao zoológico foi uma oportunidade de conhecer os animais dos quais não existem em nossa fauna, entre muitos animais visitados, destacamos o leão, a onça, as cobras, a anta, macacos de várias espécies, pássaros variados, por exemplo o tucano e a Arara Azul. A jaula do urso fica localizada abaixo de uma grande sombra e para completar o conforto um ventilador sempre ligado. Os jabutis e jacaré dividem um lago harmoniosamente.


Hino CF 2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta - Campanha da Fraternidade  Compositor: Fr. José Moacyr Cadenassi, OFMCap  Tom: C  Am A/C# Dm7 G G/B  Olha meu povo, este planeta terra, das criaturas todas, a mais  C Bº G#° Am Am/G F#m11+  Linda! Eu a plasmei com todo amor materno, pra ser um berço de  Ebº E4 E  Aconchego e vida.  ( F# G G# A B C ) Dm7 G/B C  Nossa mãe terra, Senhor, geme de dor noite e dia. Será de  Bº G#° Am Am/G F#m11+ Bº E4 E  parto essa dor? Ou simplesmente agonia?!  Dm7 Bº Am A/G  Vai depender só de nós!  Bº E Am  Vai depender só de nós!  1. Aquecimento global: elevação da temperatura média da Terra. Antes da era industrial a temperatura média era de 14,5ºC e hoje é de aproximadamente 15,0ºC.  2. A terra é mãe, é criatura viva, também respira, se alimenta e sofre.  É de respeito que ela mais precisa! Sem teu cuidado ela agoniza e morre.  3. Vê nesta terra, os teus irmãos. São tantos... Que a fome mata e a miséria humilha.  Eu sonho ver um mundo mais humano. Sem tanto lucro e muito mais partilha!  4. Olha as florestas: pulmão verde e forte! Sente esse ar que te entreguei tão puro...  Agora, gases disseminam morte, o aquecimento queima o teu futuro.  5. Contempla os rios que agonizam tristes, não te incomoda poluir assim?!  Vê tanta espécie já não mais existe! Por mais cuidado implora esse jardim!  6. A humanidade anseia nova terra. De dores geme toda a criação.  Transforma em Páscoa as dores dessa espera, quero essa terra em plena gestação. 

Programação em duas ações: Religiosa - visita a estátua de São Francisco próxima a BR/020 bairro Alto do Moinho;  - às 10:00h assistir missa, após o termino o frei João Amilton dos Santos nos convidou para subir no altar para nos parabenizar pelo tema da romaria a PAZ. Depois de sermos fotografados pelos presentes, seguidos para visita fonte d’água em homenagem a Nossa Senhora.  A presidente do CCAPBrasil Célia Maria Leite recebeu uma Comenda por serviços prestados ao Santuário de São Francisco das Chagas e pela coordenação e realização da I Romaria da Paz de São José da Macaoca. A administração do Santuário registrou nos anais nossa


Retornamos para nossas casas com muitas historias para contar, Deus no coração e uma alegria contagiante.


Ressaltamos a Campanha da Fraternidade 2011 que é um convite à reflexão sobre a necessidade de transformar os problemas provocados por anos de uso inadequado dos recursos naturais e poluição, em esperança para um novo recomeço com mais humanidade e sustentabilidade. Confira o texto de Roberto Malvezzi (Gogó) sobre o assunto.

APOIO:
Dep. Federal MAURO BENEVIDES





A Terra geme em dores de parto.

9 comentários:

  1. Muito importante este incentivo a cultura e dever cívico que essa Associoção tem feito. É um exemplo a todos nós, brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. TRES EM UM - I ROMARIA DA PAZ RUMO A CANINDE - TURISMO RELIGIOSO, ECOLOGICO: VISITA AO ZOOLOGICO,A DIVULGACAO 18 ANOS DA ACAO ADOTE UMA ARVORE. REALAZACOES COM AJUDA DO NOSSO CRIADOR - PAI CELESTIAL -

    ResponderExcluir
  3. q maravilha ver essa integração q majestosamente o ccapbrasil vem conseguindo fazer no distrito de são josé da macaoca, dos pais com os seus filhos, resgatando valares familiares exemplo disso foi a 1ªromaria da paz ruma a Canindé que reuniu as crianças dos projetos ccap e seus pais.CCAPBrasil parabéns....

    ResponderExcluir
  4. O CCAPBrsil sempre na frente e inovando, parabéns a sua Presidenta Dra Célia Leite.

    ResponderExcluir
  5. esse mês estar disponível para nossos leitores q comentam nossos postagens um linda bolsa ecológica em tecido,poste seu comentário e concorra.

    ResponderExcluir
  6. TURISMO RELIGIOSO E ECOLOGICO - quem vai a Canindé tem oportunidade de participar de missa, visitar a estatua de São Francisco próxima a BR020. Ao lado da Basílica, que chama atenção por sua arquitetura e afrescos, encontra-se o Complexo Confessional São Damião, onde está a Casa dos Milagres, uma loja de artesanato com trabalhos das crianças atendidas pela Pastoral Social e os confessionários. Atrás da Basílica está a gruta, onde os romeiros se refrescam jogando água benta sobre suas cabeças e levando água para casa, pois muitos acreditam ser milagrosa. Zoológico com varias espécies de animais os quais não são da fauna brasileira administração pelo convento franciscano. VALE A PENA PARTICIPAR!

    ResponderExcluir
  7. gostei da viagem com os amigos do ccapbrasil,da missa,do zoológico principalmente urso confortavelmente ao vento do ventilador - beatriz

    ResponderExcluir
  8. eu gostei da romaria quero ir no próximo ano, rever os animais nos zoológicos e quero visitar o museu,obrigada ao CCAPBrasil por nos proporcionar esses momentos.

    ResponderExcluir
  9. LUCIANA DIZ...FOI MUITO BOM,GOSTEI MUITO DO FREI CACARECO(FREI ALBERTO)

    ResponderExcluir