terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Educação para a Convivencia com o Semiárido


Ação Educação para a Convivencia com o Semiárido


O I Encontro Educação para a Convivência com o Semi Árido, aconteceu no dia 16 de Dezembro de 2011 ás 08:30h  no salão paroquial de Macaoca. Estiveram presentes Estudantes, Vereadores,  Lideranças, Secretários, Servidores Públicos das três esferas. Contamos com a colaboração do DR. IRAGUASSU TEIXEIRA FILHO, Gerente da Gerência Superior Secretaria Executiva do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM. 

O Instrutor SERGIO MOTA, da CONPAM, exibiu documentário do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental, tendo como público alvo os jovens da Vila de São José de Macaoca e adjacência, em parceria com o CCAPBrasil.

Foto: Dr. Carlos Flaubert com o Certificado
   Amigo da Árvore


Houve ainda uma Palestra de conscientização, proferida pelo o Engenheiro Agronomo  Carlos Flaubert Patrício de Almeida com informações amplas em slides demonstrando a situação das nossas regioes e de outras.



          
A fim de obter o selo da Unicef/2012, ações serão desenvolvidas em quatro etapas, entre elas, a Ação Educativa a ser realizada pela a EEF Vicente Patrício de Almeida, com o tema “Educação para o Semiárido”. Além de outras ações como: Conservação e Recuperação das Matas Ciliares e Limpeza da Margem do Rio Cacimbinha.                                                                                            A fim de obter o selo da Unicef/2012, ações serão desenvolvidas em quatro etapas, entre elas, a Ação Educativa a ser realizada pela a EEF Vicente Patrício de Almeida, com o tema Educacao para a Convivencia com o Semiárido. Além de outras ações como: Conservação e Recuperação das Matas Ciliares e Limpeza da Margem do Rio Cacimbinha.


A limpeza do Rio será iniciada em suas margens, que está localizada na Vila de São José de Macaoca.
O CCAPBrasil participa das Ação Educação para o Semiárido da EEF Vicente Patrício de Almeida, como articulador, e apóia as equipes da Agenda 21 nas quais foram criadas durante o Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental-CONPAM/CE.            
                                       Mudas doadas pela SEMACE




  


O tema da CF 2011 é "Fraternidade e a Vida no Planeta", com o lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22). Desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe anualmente algum tema de relevância para auxiliar a caminhada dos católicos durante os quarenta dias que separam a Quarta-feira de Cinzas da Páscoa – denominado "Quaresma" no calendário litúrgico.
A Campanha da Fraternidade de 2011 escolheu como lema: «A criação geme como em dores de parto». As palavras são da Carta aos Romanos, cujo texto completo é muito rico e abrangente: «A criação alimenta a esperança de ser, ela também, liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. Até agora, toda a criação geme  e sofre dores de parto» (Rm 8,20-22).
A natureza reflete o que anda no coração humano: se ela está degradada, é porque o coração se degradou.




44 comentários:

  1. PARABÉNS!
    A TODOS QUE FAZ A EEF VICENTE PATRÍCIO DE ALMEIDA EM ESPECIAL PARA PROFa. TEREZINHA DO NASCIMENTO PELA RELIAZACAO DO I ENCONTRO EDUCACAO PARA A CONVIVENCIA COM O SEMIÁRIDO.

    ResponderExcluir
  2. Nós que fazemos o ccapbrasil ficamos muito felizes em participar deste projeto q tanto enrinquenece nosso distrito de macaoca e nosso minícípio de madalena e parabenizar tamabém a coordenadora pedogogica Maria Tereza pela a inicia e obrigado por me deixarem partcipar ...

    ResponderExcluir
  3. SER PARCEIRA EM AÇÕES GRANDIOSAS COMO EDUCAÇÃO PARA A CONVÊNCIA COM O SEMIÁRIO É UMA VITÓRIA PELOS NOSSOS LONGOS ANOS DE TRABALHO EM PROL DO MEIO AMBIENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra.Célia muito obrigado por ter escolhido o solo de macaoca para expressar o generosidade q sai de seu coração,como agradecer a mulher q teve um sonho em fazer a diferença para mudar a sociedade q ñ tinhas expectativas e ousavam ?hoje desse sonho q a cada ano vem sendo mais real em nossas vidas ...vários jovens tem suas mãos primeiras formações com cursos com seus certificados,crianças desabrocham sorrisos por terem um local q lhes ofereça aprendizagem,lazer e acima de tudo amor,sem falar q desse sonhos o CCAPBrasil tem dois universitários nascidos e criados por essa instituição idealizada por Celia Maria a menina da Fazendo Fação q queria ser Religiosa(Freira)para ajudar as pessoas ...q bom q o espirito a conduziu a ser o q é hj.A Familia CCAPBrasil e a macoaca agradecemos por tudo.

      Excluir
  4. É uma honra, como Vice-Presidente do CCAP, ver os trabalhos que estão sendo feitos e ver o quando nossos projetos têm ajudado a população. Espero que em 2012 possamos ampliar, ainda mais, nossa área de atuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para nós q formamos essa familia é uma honra ter-la como nossa vice-presidente e agradecemos muito o apoio dado para este projeto q é de todos nós e já começa a dar belos frutos.

      Excluir
  5. É muito bom ver que não só o CCAPBrasil que se mobiliza nessas ações, ele tem incentivado bastante, e hoje vemos a Escola, as Autoridades Politicas, todos trabalhando por uma mesma causa. Parabéns a todos que apoiam e ajudam esses projetos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ilana nós é q agradecemos muito mais por ter-la em nossa equipe de voluntários e somos sabedores q vc foi de grande importância para o CCAPBrasil em 2011 e concerteza vai continuar nesse ano ... muito obrigado q possamos sonhar com um CCAPBrasil do tamanho de nossos sonhos.

      Excluir
  6. Agripino Ferreira Leite Filho20 de janeiro de 2012 às 04:42

    Sinto-me orgulhoso, em ser voluntário do CCAPBrasil, e participar ativamente das valorosas Ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nós ficamos muito mais por ter-lo alguém como o senhor em q podemos ver o exemplo de como ser honesto foto raro nesse Brasil...muito obrigado por tudo,Deus o abençoei.

      Excluir
  7. Raquel Otila Leite M. Suassuna20 de janeiro de 2012 às 06:01

    Parabéns pela iniciativa realizada pelo CCAPBrasil.
    Certamente a educação e a concientização são passos importantes para o progresso com bases sólidas.
    Parabéns ao povo de São José da Macaoca e mais uma vez, parabéns ao CCAPBrasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q Deus cubra vc e sua familia das bençãos celestiais que cada palavra de incentivo q sai de sua boca volte em dobro para vc...q a bondade q é cateterística genética vinda da grande guerreira Celia Leite Continuei sempre na familia Leite e agora Suassuna também ...muito obrigado q Deus abençoei sempre os seus.

      Excluir
    2. Walquimar, você um jovem de sentimentos nobres como a GRATIDÃO, valoriza o SER humano pelo honradez, caratér. Sentimentos raros nos tempos de hoje. Vá em frente, faz a diferência, torne seus sonhos em realidade. Nosso Criador será seu GUIA.

      Excluir
  8. É muito importante que as pessoas tomem consciencia e aprendam a conviver com o semiárido. Já foi provado que isso é possível. Parabéns pelo maravilhoso trabalho!!!

    ResponderExcluir
  9. Que trabalho bem organizado por pessoas importantes e serias, que querem o melhor para ser humano estão todos de parabens que fazem parte do ccap.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado e venho nos visitar em macaoca e esperamos q da proxima vez possa deixar seu comentário identificado para possamos saber quem a prova nosso trabalho mais mesmo assim estamos grato por ter disponibilizado um pouco de seu tempo e conhecer um pouco de nosso trabalho e expor o q pensa...muito grato volte sempre ,pois vc é muito importante para q nós melhoremos em nossas ações.

      Excluir
  10. muito Obrigado ñ se identificou,mas sei q é vc querida amiga Raquel Q Deus o abençoei seu incentivo é muito importante para q continuemos nessa caminhada tão longa mais muito gratificante por encontramos ao longo caminho pessoas como vc [obrigado]

    ResponderExcluir
  11. Fazer parte do CCAP Brasil,foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida,agradeço a todos que me acolheram com todo o carinho,agradeço em especial a Célia Maria Leite,que Deus possa continuar te iluminando e fazendo com que você tenha cada vez mais disposição,amor ,coragem e dedicação pra com todos...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. unidos para salvar o planeta!CCAP é 10!super parabéns!obrigado...

    ResponderExcluir
  14. gostei da abertura do primeiro encontro da Ação Convivência com o Semi-árido

    ResponderExcluir
  15. gostaria de parabenizar a ação da escola vicente patrício juntamente com o ccapbrasil pela o bonito trabalho e estou muito feliz por fazer parte do projeto arte e movimento.

    ResponderExcluir
  16. venho expressar meu agradecimento por fazer parte desta familia ccap barasil, onde expresso minha arte através da dança no caco de telha,
    porque não dizer tambem lá eu posso ser pouco traquinha, mais tambem sei aprender a pende desculpas.

    ResponderExcluir
  17. no ccapbrasil aprendo coisas novas como fazer arte e muita outras coisas,aprendo mim educar muito mais,e também aprendo a me divertir com mais educação além de aprender a ser criança brincando pulando e expresso toda minha alegria de fazer parte dessa grande familia q é o ccapbrasil.

    ResponderExcluir
  18. Essas ações que acontecem no CCAP Brasil são muito importante para o aprendizado da população em geral sou muito feliz de poder participar dessa ONG!


    Por:Wallacy Santos

    ResponderExcluir
  19. Vamos conscientizar,preservar, o "verde" é nosso..Muito legal essa parceria, CCAP, vamos juntos..Cuidar

    ResponderExcluir
  20. Parabéns professora Terezinha do Nascimento e CCAPBrasil pelo trabalho desenvolvido pelo Rio Cacimbinha e Convivência com SemiÁrido

    ResponderExcluir
  21. Antonia Bianca de Castro Lima27 de janeiro de 2012 às 14:12

    O CCAPBrasil em parceria com o EEF Vicente Patrício de Almeida pelo trabalham em defesa do Rio Cacimbinha e Educação ao Meio ambiente. A frente a Profª. Terezinha.

    ResponderExcluir
  22. Leilanny Nascimento Oliveira27 de janeiro de 2012 às 14:20

    Parabéns pelo o trabalho bem feito foi muito bom e pelo trabalho da cacimba nova. Vamos preservar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  23. Terezinha coor pedagógica27 de janeiro de 2012 às 14:47

    A Escola Vicente Patrício de Almeida agradece a parceria do CCAPBrasil na pessoa da Drª célia pela contribuição dada no desenvolvimento do projeto a Educacao para a Convivencia com o Semiárido.Visto que, são ações que beneficiam a conservação do meio ambiente

    ResponderExcluir
  24. Beijos a todas as crianças da Escola que fazem parte dos projetos do CCAPBrasil e aos coordenadores do reforço escolar que nos ajudou na aprendizagem no ano de 2011. Acreditamos que essa parceria permaneça também em 2012. Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo o trabalho feito do CCAPBrasil e EEF Vicente Patricio de Almeida.Eu quero que nesse ano de 2012 seja igual o de 2011 abraços para todos que faz parte do CCAPBrasil

    ResponderExcluir
  26. leilanny nascimento oliver28 de janeiro de 2012 às 06:22

    paraébens

    ResponderExcluir
  27. PARABENS POR CCAPBRASIL POR TER AJUDADO RIO CASSIBINHA OBRIGADO

    ResponderExcluir
  28. Antonia Bianca de Castro Lima28 de janeiro de 2012 às 14:59

    parabens pelo o trabalho feito do CCAPBRASIL EEF VICENTE PATRICIO DE ALMEIDA eu quero mamda um beijos para a doutora CELIA e a PATRICIA a SABRINA ILANA pricipalmemte o WALQUIMAR que a doutora estar fazendo e legal OBRIGADA celia maria leite

    ResponderExcluir
  29. Antonia Bianca de Castro Lima28 de janeiro de 2012 às 15:21

    EU QUERO FASE UMA FRASE PARA A DOUTORA CÉLIA; NOA IMPORTA TER PRESENTE SÓ IMPORTA TER A AMIZADE QUE GANHAMOS ESCREVI COM MUITO AMOR E CARINHO MUITO OBRIGADO AS PESSOAS QUE TRABALHO.

    ResponderExcluir
  30. Doutora célia obrigada pela sua amizade e por nos aceitar no ccapbrasil e pela a paciencia que tem com todas as crianças que fazem parte desse projeto tão maravilhoso que e ajudar a salvar o nosso planeta começando pela nossa comunidade. Parabéns da layse nascimento

    ResponderExcluir
  31. Um belíssimo trabalho desenvolvido acima de tudo com Amor. Macaoca tem uma grande guerreira a seu favor!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  32. Todos do CCAPBrasil estão de parabéns!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Antonia Bianca de Castro Lima7 de março de 2012 às 17:33

    EU ADOREI POR TER IDO PARA A MARIZEira OBRIGADO DOUTORA CELIA MARIA LEITE QUANDO VAMOS DE NOVO

    ResponderExcluir
  34. Obrigadooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  35. <3AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo celia <3

    ResponderExcluir